30.08.16

Rede Jesuíta de educação promove “Seminário RJE – Um caminho de Renovação”

Educadores do Vieira participam de evento, que acontece entre os dias 29 e 31/08, no Rio Grande do Sul

Rede Jesuíta de educação promove “Seminário RJE – Um caminho de Renovação”

29/08 – Abertura do Seminário RJE

A abertura oficial do Seminário da Rede Jesuíta de Educação aconteceu na manhã dessa segunda-feira, dia 29 de agosto, no CECREI, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul. O Delegado para Educação Básica da BRA, Pe. Mário Sündermann, abriu a manhã de atividades ressaltando o momento vivenciado pela Rede ao concretizar o Projeto Educativo Comum. “Estamos celebrando uma conquista coletiva da Rede, uma oportunidade de qualificar e renovar nossos centros educativos, confiando no potencial de nossos profissionais”, afirmou.

A primeira palestra da manhã, Resgate histórico da Educação Jesuíta: experiência Inaciana, foi apresentada pelo Pe. Luiz Fernando Klein e trouxe aspectos da trajetória dos jesuítas que chegaram ao Brasil com uma missão evangelizadora e educativa dos povos que aqui estavam. Segundo ele, o trabalho desses jesuítas foi marcado pela criatividade e ousadia, valores que são muito presentes até hoje, inclusive, nesse momento vivido pela Rede ao atualizar sua proposta educativa a partir do PEC. “Naquela época, os jesuítas não tinham referencial para nortear suas instituições, utilizando os Exercícios Espirituais para isso”, explicou.

Klein também destacou as estratégias educativas utilizadas na época e os métodos pedagógicos, utilizando formas dinâmicas de ensino aos indígenas como o canto e o teatro, por exemplo. Nesse sentindo, citou o exemplo de Pe. José de Anchieta que foi o principal educador, destacando-se pela agilidade intelectual e a criatividade pedagógica.

Para finalizar, Klein trouxe obras e documentos que se tornaram referenciais pedagógicos para os colégios da Companhia de Jesus e citou ainda a existência do Centro Virtual de Pedagogia Inaciana, uma plataforma digital com documentos, fontes bibliográficas, vídeos e outros recursos selecionados para apoiar os centros educativos da Companhia de Jesus.

Após a palestra, os participantes reuniram-se em grupos para partilhar reflexões, que depois irão compor um relatório a ser encaminhado no último dia de Seminário, 31 de agosto.

26/08 – Informações gerais sobre o Seminário RJE

A cidade de São Leopoldo (RS) sediará o Seminário RJE – Um caminho de Renovação. Nele será lançado e discutido o Projeto Educativo Comum (PEC), documento corporativo que visa transformar os colégios e escolas jesuítas numa rede de centros de aprendizagem integral. O evento ocorrerá no Centro de Eventos Cristo Rei (CECREI), nos dias 29 a 31 de agosto.

Segundo o Delegado para a Educação da Companhia de Jesus, P. Mário Sündermann, o objetivo desse momento é favorecer a apropriação afetiva e efetiva do documento em seus fundamentos e trilhas de implementação, tendo em vista a revitalização e atualização da proposta educativa da Companhia de Jesus no Brasil.

São aguardados profissionais dos 12 colégios e das 5 escolas jesuítas de todo o país, contabilizando aproximadamente 190 profissionais. Além de palestras e trabalhos em grupo, o evento contará com visitas a práticas significativas do Colégio Anchieta (Porto Alegre) e da Unisinos. “Procuraremos problematizar, descrever, explicar e compreender conceitos e processos que envolvem o PEC, na perspectiva da formação de pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas”, explica P. Mário.

A preparação para o evento aconteceu desde o primeiro semestre, articulando os profissionais por meio da Plataforma Moodle, oferecendo momentos de reflexão, partilha e sistematizações individuais e coletivas.

No evento, ainda está previsto o lançamento do Projeto de Formação Continuada RJE, com duas ofertas: o curso de Especialização em Educação Jesuítica e o Mestrado Profissional em Gestão Escolar. É uma parceria entre RJE e Programa de Pós-graduação em Educação da Unisinos.

“Vivemos um tempo especial de transformação e construção do conhecimento e faço votos de que o PEC ilumine as motivações, as decisões e oriente o caminho de atualização e renovação do apostolado educacional da Rede Jesuíta de Educação do Brasil”, afirma P. Mário.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo