14.06.22

Projeto São João dá a largada para animação de crianças no ‘Arraiá do Vieirinha’

Após culminância das atividades no 3º ano EF, clima junino estende-se nesta terça-feira (14) para todas as séries

Nesta terça-feira (14), as quadras e pátios do Colégio Antônio Vieira recebem os “caipirinhas” mais animados da cidade. São os estudantes do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira que, caracterizados ou só usando acessórios, vão se divertir, em clima junino, no Arraiá do Vieirinha. O evento terá música ao vivo e tudo, com forró comandado por Gel Barbosa​, além de jogos típicos. Gel Barbosa, que é produtor musical, compositor, cantor, arranjador e sanfoneiro, já acompanhou e gravou com artistas como Cecéu, Elba Ramalho, Xangai, Targino Gondim, Carlos Pitta e Renato Borghetti.

Gel Barbosa é atração desta terça-feira no Arraiá do Vieirinha

Já no Vieirão, uma decoração de bandeirolas com uma trilhinha de forró ao fundo, em som mecânico, também resgata memórias afetivas dos adolescentes do 8º ano EF à 3ª série do Ensino Médio, às vésperas do recesso junino. Por conta do aumento dos casos de covid-19 na cidade, o colégio enviou comunicado a toda comunidade educativa, recomendando o uso de máscaras no ambiente escolar – ainda que a medida não seja mais obrigatória pelos decretos vigentes.

PROJETO SÃO JOÃO

Na semana passada, os estudantes do 3º ano EF anteciparam o clima junino no Vieira, com as apresentações de músicas regionais, como ABC do Sertão e Asa Branca, no Auditório Mabel Velloso, e também de quadrilhas, nas quadras esportivas. Foi a culminância do “Projeto São João: sabor, sonoridade e alegria, retrato de um povo”, realizado durante toda a primeira unidade, de forma interdisciplinar pela equipe de professores da série, sob a coordenação pedagógica da professora Milmar Haun.

As crianças apresentaram músicas consideradas referências do cancioneiro regional

PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS

Engana-se quem pensa que as famílias ficaram só conferindo a animação dos pequenos e pequenas “caipirinhas” da série. Que nada! Foram convidadas pela equipe pedagógica para participar juntamente com as crianças, e fizeram também bonito nas quadrilhas, jogos e brincadeiras, tornando o momento de confraternização ainda mais especial.

Famílias participaram do momento especial compondo quadrilha junina e dançando forró com os filhos

“Muito bom realmente este projeto que estimula a valorização da nossa cultura, além deste dia tão significativo que nos permitiu voltar a confraternizar com nossos filhos na escola nesta apresentação junina que estávamos com tanta saudade”, declarou a servidora pública Ana Carolina Bartolomeu Matias. O filho, Arthur, achou “muito legal (mostrar as tradições regionais para a família na escola), principalmente a hora do carrossel colorido de fitas”, como destacou.

A bancária Viviane Jatobá gostou muito da parte em que pôde participar da quadrilha junina com o filho, Lucas. “Ele estava empolgado desde cedo e vejo que acabou se tornando um momento muito especial para as famílias, após dois anos de distanciamento total de eventos da escola por conta da pandemia”.

As mamães Ana Carolina e Viviane com os filhos Arthur e Lucas, respectivamente. Na última foto, o casal Ricardo e Patrícia, com a filha Giovana

O casal de advogados Ricardo e Patrícia Borges, pais da animada Giovana, também considerou o projeto “muito proveitoso, principalmente por promover aprendizagem a partir da cultura junina e permitir esse reencontro de famílias na escola, enchendo nossos corações de esperança de que, em breve, possamos voltar, plenamente, como antes”, como revelaram.  Quem também estava animada com a apresentação do projeto foi Sofia Lima, que aniversaria em junho: “Eu amei todo o aprendizado do São João e ainda mais participar dessa apresentação pela primeira vez na escola na semana do meu aniversário”, contou.

A aluna Sofia gostou de ter aprendido sobre a cultura regional nordestina

Veja mais fotos do Projeto São João do 3º ano EF!

Fotos: Secom/CAV e Divulgação.