Projeto Expressões do Sagrado traduz em arte aprendizagens de jovens sobre diversas religiões
Alunos do Vieira puderam expressar em painéis o que aprenderam sobre judaísmo, budismo, cristianismo, candomblé, dentre outras manifestações de fé

Como o sagrado é expresso em diversas religiões, inclusive por meio da arte. Esta foi a tônica das aulas de codocência envolvendo os componentes curriculares de Ensino Religioso e Arte, ministrados, respectivamente, pelos professores Jacinto Gomes e Lívia Ayres para turmas do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) no Colégio Antônio Vieira. “Escolhemos seis religiões e estamos trabalhando por grupos. Cada um, produzindo uma composição artística, usando uma técnica de painel, para evidenciar elementos sagrados”, explicou a professora de Arte, Lívia Ayres.

A atividade permitiu aos jovens ampliar as aprendizagens sobre hinduísmo, islamismo, judaísmo, cristianismo, religiões dos povos originários e também as de matriz africana, como o candomblé. “Primeiro, partimos de reflexões em sala de aula sobre o que é sagrado, na realidade individual de cada um; para, depois, analisarmos o conceito coletivamente, buscando identificar o que seria sagrado para cada religião. Após a pesquisa, os estudantes produziram esboços individuais e escolheram as propostas para a produção do painel”, conta a professora.

SAGRADO RESPEITO

“É um trabalho de codocência que tem importância significativa, ao unir espiritualidade e arte, dando, assim, visibilidade à subjetividade da fé”, afirma o professor Jacinto Gomes, de Ensino Religioso. “Tivemos aulas teóricas sobre a concepção do sagrado para as religiões, dando também visibilidade a outras aprendizagens subjetivas, como aprender o que é o sagrado na sua própria religião, compreendendo a diversidade religiosa para, assim, entender o quanto é fundamental, nas relações de convivência, respeitar o que é diferente na religião do outro, o que é sagrado para o outro, ampliando, por outro lado, a noção sobre os males da intolerância religiosa, que hoje é ainda uma questão muito presente na sociedade”, destaca.
Prof. Jacinto ainda ressalta que, além da melhoria da convivência na escola, a atividade é um incentivo para que os estudantes atuem como agentes multiplicadores em casa, na comunidade onde vivem, entre amigos. “É buscar compreender o que é sagrado para si e para o outro, dentro de um processo libertador, portanto, que ganha visibilidade na dimensão artística”, conclui.
Veja o vídeo sobre a atividade!
FÉ, ARTE E CULTURA

Para a estudante Lara Argolo, que é católica, foi interessante aprender mais sobre outras religiões, podendo compreender também o que é sagrado para cada uma delas por meio da arte e com atividades em grupo. “Acho importante esse compartilhamento com os outros sobre o que aprendemos a respeito das diversas religiões”, diz ela, que destacou as aprendizagens sobre candomblé e judaísmo.
“Fica a esperança que todo o mundo também conheça outras religiões diferentes da sua, respeitando a crença e a beleza cultural de cada uma”, conclui a jovem. Os trabalhos de todas as turmas devem ser expostos nos próximos dias na Passarela da Arte, do Vieira, para serem apreciadas também por estudantes de outras séries.
Veja mais fotos!
Imagens: Secom/CAV.
Leia também
-
29.04.25
Programação especial espera mamães vieirenses neste sábado (3)
Celebração, apresentação do Coral e atividades variadas no Vieirinha antecipam homenagens pelo Dia das Mães
- 28.04.25 Inscrições abertas para o III Simpósio de Espiritualidade Inaciana, no Vieira e em Itaici
-
24.04.25
Estudantes participam de Missa de Ação de Graças pela Semana Santa Jovem e fazem orações pelo Papa
Momentos foram marcados pelas aprendizagens e lições deixadas por Cristo, sempre tão enfatizadas por Francisco
-
23.04.25
Mensagens do Superior da Companhia de Jesus e do Provincial do Brasil pela Páscoa do Papa Francisco
Padre Arturo Sosa SJ e Pe. Smyda destacaram legado de Francisco, também jesuíta