02.04.19

Projeto do Vieira auxilia estudantes do Ensino Médio na escolha profissional

Em março, os vieirenses da 3ª série EM participaram de encontros com o Instituto Politécnico de Coimbra e o Centro Universitário Ruy Barbosa

Projeto do Vieira auxilia estudantes do Ensino Médio na escolha profissional

Mais que aprovações, o Colégio Antônio Vieira busca construir junto com seus alunos da 3ª série EM verdadeiros projetos de vida. Para auxiliá-los nesse momento de escolha das suas carreiras profissionais, o Serviço de Orientação Educacional (SOE) e a coordenação pedagógica têm realizado encontros com representantes de instituições de ensino superior. Em março, nos dias 15 e 26, os estudantes participaram de palestras com o Centro Universitário Ruy Barbosa e o Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal), respectivamente.

Segundo a orientadora educacional da 3ª série EM, Dayse Borali, o objetivo dessas conversas é aumentar o repertório dos estudantes acerca das universidades e proporcionar um momento de autoconhecimento. “Esses encontros fazem parte do ‘Projeto de Vida’, ação que realizamos no SOE. O nosso desejo é proporcionar aos nossos alunos, nesse momento tão importante na trajetória deles, uma escolha profissional assertiva”, frisou ela.

O primeiro bate-papo foi realizado com o professor Vitor Guida, do Centro Universitário Ruy Barbosa. Ele falou sobre os desafios da fisioterapia e realizou uma dinâmica de alongamento e autoconhecimento com os vieirenses. “O projeto do Vieira de levar aos estudantes uma explanação sobre os cursos disponíveis e suas interações com os respectivos profissionais é de grande valia, pois traz ao aluno maior clareza do que escolher e onde investir seus esforços. Além disso, mostra a eles um pouco de sua ampla gama de opções, facilitando esse momento de escolha, que é cercada de grande ansiedade”, contou ele.

O presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, marcou presença no segundo encontro, destacando as formas de ingresso para a Instituição e tirando dúvidas dos estudantes sobre a experiência de estudar em Portugal. “Os jovens têm a possibilidade de escolher entre os 60 cursos que são ofertados e viver em uma cidade segura e conhecida por ser um local histórico e voltado para estudantes”, destacou ele.

Descobertas importantes
O cronograma de palestras vai culminar na Jornada de Informação Profissional (JIP), que ocorrerá no dia 29 de maio. Nesse momento, os vieirenses vão ter a oportunidade de dialogar com profissionais de diversas áreas e conhecer o trabalho de algumas instituições. “As palestras nos incentivaram a nos esforçarmos para conseguirmos novas oportunidades e ampliarmos nosso repertório”, disse o aluno Amilcar Júnior. A estudante Thalita Fahel complementou: “foram importantes oportunidades que tivemos para nos autoconhecermos e sabermos onde queremos chegar”, concluiu ela.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo