18.08.17

Projeto do 7º ano EF traz releituras de canções da MPB

As apresentações musicais revelaram o estudo feito pelas turmas desde a segunda unidade.

Projeto do 7º ano EF traz releituras de canções da MPB

A riqueza e a diversidade da música brasileira são conhecidas mundo afora. Retratar um pouco do que vem sendo destaque no atual cenário nacional foi o objetivo do projeto “CAV canta MPB”, que teve a sua culminância durante os dois turnos do dia 04/08, no Auditório Mabel Velloso. As turmas do 7º ano EF apresentaram 20 canções, frutos de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde a segunda unidade, em que as turmas utilizam instrumentos variados, alguns deles artesanais.

A coordenadora pedagógica do 7º ano EF, prof.ª Maria Cristina Almeida, destaca que os estudantes escolheram as canções nas aulas de música e estudaram a melhor maneira para apresentá-las. “Esse trabalho oportunizao estudo de repertórios e ritmos variados, contribuindo para o desenvolvimento da musicalidade deles. Esse movimento traz para as turmas uma importante produção doconhecimento, além davalorização da nossacultura”, afirmou ela.

O trabalho em equipe promovido durante todo projeto é uma das habilidades desenvolvidas mais valorizadas pelos alunos. “Gostei muito dessa experiência de preparação da canção e da adrenalina que sentimos na hora da apresentação. A ansiedade logo passa e depois temos aquela sensação de que deu tudo certo”, ressaltou a aluna Clarissa Magalhães. A interação entre as turmas foi o ponto principal destacado pelo estudante Thiago de Araújo. “Essa atividade é muito interessante, porque temos a oportunidade de estar em um momento de muita alegria assistindo aos nossos colegas de outras salas”, disse ele.

Durante o processo de produção, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer instrumentos como metalofones e tubos musicais. Segundo o professor de música do Vieira, Ronaldo Oliveira, o projeto “CAV canta MPB” também desperta nos alunos a capacidade de harmonizar o mais diversos elementos em uma canção. “É um trabalho muito bacana e o resultado é sempre surpreendente. Os alunos interagem e se empenham bastante com o projeto, o que faz a apresentação ficar ainda mais emocionante”, concluiu ele.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo