Projeto Cenas Teatrais apresenta três peças infantis em setembro nos intervalos do Vieirinha
Ação faz parte das iniciativas da biblioteca do colégio para estimular o gosto pela literatura entre as crianças
“O teatro e a educação devem caminhar juntos; educar não é só ensinar a ler e escrever, é ensinar a pensar e sentir o mundo de outras formas”. A frase da consagrada atriz brasileira Fernanda Montenegro, neste Dia Nacional do Teatro (19), alinha-se à proposta do projeto Cenas Teatrais, que vem sendo desenvolvido, neste mês de setembro, pela Biblioteca Gino Raísa, SJ, a Biblioteca do Vieirinha, unidade do Colégio Antônio Vieira destinada às crianças e pré-adolescentes. Serão três apresentações, pelo Grupo de Teatro Griô, equipe da biblioteca e também por estudantes do Vieirinha, para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (EF), sempre no horário de intervalo de aulas.
AS PEÇAS
A primeira apresentação, realizada pelo Griô, foi no dia 12, com a peça “As Bruxinhas da Floresta”. As próximas estão previstas para esta sexta-feira (20), com a peça “Uma menina vestida de Jardim”, da escritora, cordelista e contadora de história Mari Bigio; e também nos dias 24, 26 e 27, datas em que grupo de alunos do Vieirinha encena para os colegas “A Primavera da Lagarta”, da escritora Ruth Rocha.
O projeto destina-se às crianças do Ensino Fundamental 1. No dia da apresentação do Teatro Griô, elas vibraram com a história de duas bruxinhas gêmeas que moravam em uma floresta e conheceram duas crianças também gêmeas – um enredo inspirado no livro “Quem tem medo de monstro”, da também consagrada escritora de livros infantis Ruth Rocha.
Já a peça “A Menina Vestida de Jardim”, a ser apresentada nesta sexta (20) pela própria equipe de contadores de história da biblioteca, encena o cordel de Maria Bigio sobre o Baile de Maria Flor, que não tinha um vestido apropriado para a grande festa, causando um verdadeiro rebuliço em Sítio Formoso. Como toda princesa, ela recebe uma ajudinha bem especial. Qual será?
ALUNOS EM CENA
A terceira peça traz aprendizagens não apenas para o público de estudantes, mas também para os alunos que encenarão a peça para os coleguinhas. Trata-se da história de “A Primavera da Lagarta”, também de Ruth Rocha. Trata-se de um enredo muito pertinente ao estudo do meio ambiente bem como das relações sociais e das relações do homem com a natureza, com metáforas acerca da metamorfose da lagarta e a transformação em borboleta.
Confira agora mais fotos do dia da apresentação de “As Bruxinhas da Floresta”, pelos atores mirins do Griô, muitos alunos do curso livre no Vieira!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
07.10.24
Banda Jammil faz show no intervalo da Semana da Criança para jovens do Vieirão. No Vieirinha, atrações circenses abrem programação especial
Colégio comemora 60 anos da unidade destinada aos estudantes do 1º ao 7º ano EF
-
03.10.24
'Joaventus' é grande campeão do Fut 5 do Vieira
Houve ainda premiação para jogadores que se destacaram no torneio
-
03.10.24
Semana da Criança especial celebra 60 anos de pura infância do Vieirinha. Confira a programação!
Unidade do Vieira, destinada aos alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental, foi inaugurada no Dia da Criança
-
02.10.24
Vieirinha completa 60 anos com jeitinho de infância
Unidade do Colégio Antônio Vieira faz aniversário no dia 12, em pleno Dia das Crianças