Projeto “Artes In Cena” ressalta a importância da cultura de paz
As turmas do 7º ano EF têm realizado um processo de pesquisa, que vai se desdobrar na produção de um curta-metragem e uma dramatização.

transformar o mundo é necessário que haja respeito, igualdade e paz. A iniciativa visa desenvolver atividades de pesquisa investigativa, produção de leitura e de escrita, tendo como resultado final o desenvolvimento de um curta-metragem e de uma dramatização, elementos que compõem a culminância, a ser realizada no segundo semestre. A Campanha da Fraternidade de 2018, que traz o tema “Fraternidade e superação da violência”, tem sido o eixo-norteador de todas as ações.
A coordenadora pedagógica do 7º ano EF, prof. Maria Cristina Almeida, explica que em abril as turmas participaram de uma sensibilização sobre o projeto. Após iniciarem um processo pesquisa, que vai se desdobrar no roteiro do curta-metragem e na montagem de uma peça teatral, os alunos apresentaram um seminário no de 24 de maio (confira as fotos dessas atividades). “O ‘Artes in Cena’ possibilita ao estudante apropriar-se continuamente de princípios para enfrentar os desafios da contemporaneidade, tendo uma atuação cidadãà luz do Evangelho”, ressaltou ela.
Os seminários apresentados no final de maio abordaram o Cyberbullying, a intolerância religiosa, a violência no esporte, os direitos humanos, entre outros temas vinculados à Campanha da Fraternidade 2018. “O objetivo desse projeto é conscientizar nossos estudantes sobre a importância de se cultivar uma cultura de paz, numa sociedade que vivenciamos vários tipos de violência”, afirmou uma das orientadoras do “Artes in Cena”, a prof.ª Silvia Simões.
O processo investigativo realizado até a apresentação dos seminários despertou os alunos para uma consciência crítica, que servirá como base para a elaboração dos roteiros e da dramatização. “Aprendi que se importar com o outro é um dever que todos nós devemos ter”, destacou o vieirense Rafael Franco, que apresentou o trabalho sobre os direitos humanos.
Os estudantes também trouxeram exemplos inspiradores de personalidades que fizeram a diferença nas suas épocas. “Falamos sobre Malala: uma menina que inspirou muitas mulheres por sua coragem. Depois de lutar pela sobrevivência, ela ganhou o prêmio Nobel da paz. É uma grande inspiração”, frisou a estudante Letícia Cabral.
Leia também
-
20.03.25
Paloma Amado participa no Vieira de inauguração da Biblioteca Jorge Amado. Escritor foi aluno do colégio
Em solenidade marcada pela emoção, foram entregues as obras de requalificação do espaço para melhor atender aos estudantes nos dias atuais
-
20.03.25
Orientadora educacional dá dicas sobre rotina de estudos para estudantes e famílias
Psicopedagoga e mestra em Gestão Educacional, Profa. Camila Portugal atua na 2ª série EM no Colégio Antônio Vieira
-
19.03.25
VIEIRA 2025+: Novo Sítio Loyola é inaugurado com requalificação de ambientes para formação integral
Espaço, que faz parte das memórias afetivas de gerações de vieirenses, foi totalmente reformado
-
18.03.25
Patrono da educação pública, ex-aluno Anísio Teixeira é homenageado no aniversário do Vieira
Como parte das atividades celebrativas pelos 114 anos, colégio produziu curta-metragem sobre um momento histórico do então estudante Anísio