29.07.20

Programação especial marca lançamento do Projeto Criando e Recriando o Mundo

Evento, voltado para alunos do 5º ano EF, foi marcado por momentos de emoção e descontração, com apresentação de avatares dos professores

Programação especial marca lançamento do Projeto Criando e Recriando o Mundo

Um aulão virtual, reunindo os estudantes de todas as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, marcou o lançamento, neste mês de julho, do Projeto Interdisciplinar Criando e Recriando o Mundo, do Colégio Antônio Vieira.  “A proposta leva o aluno a refletir sobre o seu papel na sociedade, sobretudo como agente transformador que contribui para a construção de um mundo cada vez melhor”, como explicou a coordenadora pedagógica da série, a professora Maria Cristina Almeida. Pesquisas, fóruns e gestos concretos estão previstos entre as ações do projeto.

Juntamente com toda a equipe pedagógica, a professora Maria Cristina apresentou os detalhes da proposta, na videoconferência realizada no último dia 16. O evento contou com uma programação especial, pautada pela emoção. “Está sendo, realmente, muito emocionante ver o encantamento e engajamento de todos os envolvidos, principalmente neste tempo tão delicado de pandemia que estamos vivendo”, disse a coordenadora pedagógica. Um dos momentos de descontração foi a apresentação dos “avatares” (figurinhas caricatas) dos professores da série, simbolizando também a animação de todos com a edição virtual do projeto.

Videoconferência de lançamento do projeto: a professora Maria Cristina está no centro inferior, entre outros integrantes da equipe pedagógica

Foram ainda apresentados aos alunos os subtemas que eles irão trabalhar nesta segunda unidade. “Esses subtemas darão subsídios para a escolha do tema representativo de cada turma, dando assim continuidade às ações para a 3ª unidade”, informou a professora Maria Cristina. A coordenadora pedagógica ressaltou que todas as abordagens propostas estão em consonância com a Campanha da Fraternidade deste ano (“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”) e com a perspectiva do cuidado com o outro, uma das premissas da Espiritualidade Inaciana e, consequentemente, da Rede Jesuíta de Educação (RJE).

Confira agora todas as temáticas que serão abordadas:

• Cidadania Cuidando do nosso papel na sociedade
  • Diversidade Cuidando das culturas e dos nossos patrimônios
  • Meio ambiente/sustentabilidade Cuidando da Casa Comum
  • Lazer e bem-estar Cuidando do corpo e da mente
  • Amar, cuidar e valorizar os idosos Cuidando de quem já cuidou de nós.