31.07.21

Programação especial marca homenagens do Vieira a Santo Inácio de Loyola

Série de eventos, durante todo o mês, destacou ensinamentos do fundador da Companhia de Jesus, celebrado neste 31 de julho

Programação especial marca homenagens do Vieira a Santo Inácio de Loyola

O Dia de Santo Inácio, fundador da Companhia de Jesus, é celebrado neste 31 de julho. A data é, portanto, muito significativa para todas as instituições jesuítas no mundo, dentre elas, o Colégio Antônio Vieira – único integrante da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) na Bahia. Uma programação especial marcou, durante todo o mês, as celebrações do Vieira a Santo Inácio de Loyola, a exemplo de missas matinais para Oração Inaciana e Adoração a Eucaristia, na capela batizada com o nome do homenageado.

Missas matinais foram realizadas durante todo o mês na Capela Santo Inácio 

PROJETO SENTIR 

Outro momento marcante foi a edição comemorativa do Projeto Sentir, que teve como tema o Ano Inaciano – período de celebrações mundiais pelos 500 anos de conversão de Santo Inácio e que se estende até julho do ano que vem. Com o objetivo de promover a reflexão por meio da fé e da arte, a live contou com a presença de convidados especiais, como o padre jesuíta Irala, fundador do grupo Oração Pela Arte (OPA).




ORAÇÃO NOS SETORES E PDG

Os colaboradores do Vieira ainda tiveram encontros virtuais na série Oração nos Setores. Por meio da plataforma teams, foi possível refletir e partilhar experiências, sob a perspectiva da gratidão a Deus, tendo como inspiração o tema do Ano Inaciano: Ver Novas Todas as Coisas em Cristo. A edição destacou também como Santo Inácio de Loyola valorizou seus companheiros, colaboradores, para perpetuar a missão da Companha de Jesus. 

Na oportunidade, o diretor de Gestão de Pessoas do Vieira, professor Sérgio Silveira, e a equipe do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral do Colégio (Sorpa) ressaltaram a importância de, às vezes, também reconhecer a necessidade de “ver novas rotas, novas posturas, em novos olhares sobre o dia a dia, sem que se perca do objetivo maior de caminhar em prol do bem coletivo e da missão educativa jesuíta”. Inspirados também nos ensinamentos de Santo Inácio, os gestores ainda participaram de uma edição especial do Programa de Desenvolvimento de Gestores (PDG), ministrada pelo Padre Emmanuel Araújo, SJ, assistente espiritual e reitor do santuário do Vieira. 

Encontros virtuais com colaboradores e evento presencial com gestores também levaram à reflexão sobre mês e ano inacianos


FRATELLI TUTTI E “O QUE APRENDI COM SANTO INÁCIO”

As famílias do alunos, por sua vez, puderam participar da formação em que o Padre Cleber Gonçalves, SJ, também assistente espiritual do Vieira, faz uma relação entre o Ano Inaciano e a Encíclica Fratelli Tutti, carta em que o Papa Francisco destaca a importância da fraternidade e amizade social. Os encontros seguem, mensalmente, até novembro.​ E mais: durante todo o mês, as redes sociais do Vieira ainda exibiram vídeos da série “O que aprendi com Santo Inácio?”, com depoimentos de jesuítas, colaboradores, famílias de alunos e ex-alunos. 



EXPOSIÇÃO, CLIPE E MISSA FESTIVA

O Vieira também reeditou este ano a exposição com imagens em grafite de Santo Inácio e encerra a programação do Mês Inaciano com tríduo de celebrações, de 28 a 30 de julho, e uma missa festiva neste sábado (31), Dia de Santo Inácio, no Santuário Nossa Senhora de Fátima. Para coroar, um presente prá lá de especial da comunidade vieirense: o clipe do samba “Conversão”, música de autoria do pastoralista Diniz Monteiro, integrante do Sorpa. 

A homenagem nos faz refletir sobre a importância, para os dias atuais, da conversão de Santo Inácio de Loyola, religioso e grande visionário da formação integral que consolidaria a qualidade da educação jesuíta em todo o mundo. Confira agora mesmo o clipe e UM VIVA A SANTO INÁCIO! 

Ícone - INSCRIÇÕES 2022
INSCRIÇÕES 2022

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo