23.07.20

Produção de vídeos, conferências e visitas virtuais marcam edição especial do projeto MDH

Temática Educação em Direitos Humanos estimula reflexão, criatividade e uso responsável das redes sociais em tempos de pandemia

Na despedida do Ensino Fundamental, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira contam com o apoio da escola para se aprofundar em uma temática que os ajudará a não só criar bases para atividades do Ensino Médio a partir do ano seguinte, como também a consolidar aprendizagens, valores e princípios para toda a vida, em plena fase de descobertas e reflexões da adolescência. Isto porque é nesta série que é desenvolvido o projeto MDH (Movimento Direitos Humanos), uma iniciativa voltada a estimular os jovens a exercitar a compreensão crítica da realidade enquanto cidadãos globais, em consonância com a proposta de formação integral da Rede Jesuíta de Educação (RJE).

Em um ano de pandemia, as visitas dos estudantes às comunidades carentes, escolas, creches públicas, asilos e hospitais etc, que normalmente ocorriam na segunda unidade como parte das ações do projeto, agora serão substituídas por depoimentos de líderes comunitários e profissionais especializados, por meio de reuniões ou visitas virtuais. “Buscamos um formato novo, mas também muito interessante, que nos permitisse continuar ultrapassando os muros da escola, contando, inclusive, com a participação das famílias dos alunos”, explica a coordenadora pedagógica da série, a professora Vânia Virgens.

A professora Vânia Virgens, coordenadora pedagógica do 9º ano EF, destaca que projeto amplia as dimensões da aprendizagem. (Foto: acervo pessoal)

“O grupo de estudantes que for abordar a questão do direito à saúde pode conseguir, por exemplo, um infectologista para falar sobre o assunto, especialmente nesse momento que estamos vivendo de pandemia; quem ficou com o tema da educação, por sua vez, pode trazer um pouco da desigualdade social que ficou bem visível também nesse momento (escolas públicas sem aulas e como as políticas públicas interferem no processo da educação, entre outros aspectos), o mesmo em relação ao idoso e outras questões envolvendo minorias em termos de representatividade na sociedade”, cita a coordenadora pedagógica, exemplificando temas para os fóruns virtuais do MDH nesta segunda unidade.

Criatividade nas redes

O projeto MDH, que este ano tem como tema “Inspirações: veja, sinta, aja e mude!”, começou na primeira unidade, estimulando os jovens a pesquisar as diversas temáticas abrangidas pela proposta. “Foi um primeiro momento para imersão dos alunos nas questões referentes aos direitos humanos e, agora, queremos aprofundar o debate com a participação da família, dos profissionais e líderes de organizações não-governamentais (ONGs) e explorar as outras dimensões da aprendizagem que agregam ao currículo possibilidades de (re)invenção, sonho, poética, leveza e valorização das diferenças, por exemplo”, frisa a coordenadora pedagógica do 9º ano EF.

“A proposta segue até a terceira unidade, quando esperamos concluir, usando todo o potencial criativo dos alunos e as novas tecnologias da comunicação, para expor as importantes reflexões que esses jovens trazem para o mundo, inclusive por meio do uso responsável e ético das redes sociais”, adianta a professora Vânia. Ela acredita que os recursos virtuais que tanto estimulam os adolescentes na sociedade contemporânea, a exemplo de aplicativos e redes sociais, Snapchat, Instagram e TikToK, serão um importante aliado para tornar a edição 2020 “igualmente rica, como as anteriores, mas ainda mais surpreendente”.