Primeira etapa do projeto “Direito Humanos, Valores Cidadãos e Sociedade em Rede” mobiliza 9º ano EF
Iniciativa transdisciplinar contou com apresentações de seminários sobre os estudos realizados pelas turmas

A conclusão da primeira etapa do projeto transdisciplinar “Direito Humanos, Valores Cidadãos e Sociedade em Rede”, que mobiliza os alunos do 9º ano EF durante todo ano, ficou marcada por uma grande troca de conhecimento entre as turmas. Nos dias 17 e 18 de maio, os estudantes apresentaram seminários como resultado da pesquisa sobre a temática do projeto. As apresentações aconteceram na Sala de Arte Sálua Chequer e serviram como um importante ponto de partida para as próximas atividades.
O projeto tem como base o livro “Direitos Humanos e Cidadania”, escrito pelo jurista Dalmo Dallari. Durante a primeira etapa de estudos, os alunos também foram orientados a buscar outras referências teóricas, tendo uma das novidades em 2017 a discussão sobre temas relacionados ao uso das novas tecnologias de comunicação e as suas implicações no mundo atual. “Esse momento é importante, porque permite ao aluno explorar a temática e produzir ótimos resultados para os outras atividades que ainda estão por vir”, destacou acoordenadora pedagógica do 9º ano EF, prof.ª Vânia Virgens.
Na próxima etapa, que acontece no segundo semestre, os estudantes vão utilizar todo aporte teórico dos seminários para a montagem de apresentações artísticas, que trarão abordagens construídas junto aos professores da série. “Gosto muito desse projeto, pois é uma grande oportunidade que temos para unir ainda mais a turma, além de possibilitar a discussão sobretemas de muita relevância para a nossa sociedade”, comentou a aluna Maria Eduarda Amaral.
Novos aprendizados
Através da produção dos seminários realizados em maio, os estudantes também puderam desenvolver importantes habilidades e competências ligadas ao trabalho em equipe. “As ações e os estudos propostos nos fazem refletir e nos tornam estudantes e pessoas melhores”, destacou o aluno Gregório Fialho. A orientadora educacional do 9º ano EF, Nádia Mota, ressalta o caráter formativo do projeto. “É uma iniciativa muito importante não só no âmbito do conhecimento acadêmico, mas também por contribuir no amadurecimento do aluno como pessoa”, disse ela.
Em março deste ano, alunos e professores do 9º EF começaram a visitar a creche comunitária da Associação Criança e Família, localizada no bairro Alto da Santa Terezinha (Subúrbio Ferroviário de Salvador). A atividade também contempla a preparação dos alunos dentro do projeto “Direito Humanos, Valores Cidadãos e Sociedade em Rede”. Para a professora de história, Edna Lúcia, cada etapa contribui diretamente na formação dos alunos. “Essa experiência afirma o princípio da educação de valores que defendemos, voltada para os demaise, sobretudo, para os que mais precisam”, finalizou ela.
Leia também
-
08.05.25
Habemus Papam! Igreja tem um novo sucessor de Pedro
O Conclave elegeu o cardeal Robert Prevost como o 267º Bispo de Roma. O anúncio à multidão foi dado pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti.
-
07.05.25
'Com Maria, peregrinar na esperança' é tema da Festa de Nossa Senhora de Fátima
Ponto alto das celebrações será no dia 13 com missa festiva no Santuário
-
05.05.25
Em programação especial, mães vieirenses são homenageadas no Santuário Nossa Senhora de Fátima
Missa, com participação do coral infantil, além de atividades organizadas pela APM, marcaram manhã festiva
-
02.05.25
Educação jesuíta em um mundo com Inteligência Artificial. Confira princípios adotados em rede
Coordenadora de informática da TI Corporativa da Província dos Jesuítas do Brasil aborda o tema