Primeira Comunhão e Crisma mobilizam comunidade educativa do Vieira
Sacramentos foram celebrados entre os meses de setembro e novembro, envolvendo crianças, jovens e adultos

O final do ano letivo de 2016 foi marcado pelas celebrações de sacramentos que mobilizaram toda comunidade educativa do Colégio Antônio Vieira, realizados Santuário Nossa Senhora de Fátima. Nos dias 27 de setembro, 09, 23 e 30 de outubro, cerca de 300 crianças receberam a Primeira Eucaristia. O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, celebrou a Crisma de 89 jovens e adultos, que ocorreu no dia 05 de novembro.
Anualmente, a preparação para os sacramentos começano início do ano letivo,conduzida pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA). “A Primeira Eucaristia é um marco muito importante na vida das crianças, porque é dessa forma que o aluno pode conhecer e se aproximar mais da vida de Jesus, entendendo que, mais que um amigo, Ele é também um presente nas nossas vidas. A Crisma amadurece mais a fé do jovem, momento em que ele confirma o seu batismo, se reconhece cristão e vive uma vida mais ativa na Igreja, em função do dom recebido através do Espírito Santo”, destaca o coordenador do SORPA, prof. João Ramiro.
As crianças, jovens e adultos que receberam os sacramentos da Primeira Comunhão e da Crisma em 2016 contaram com diversos momentos especiais durante o processo de preparação, a fim de que os sacramentos se tornem pontos de partida para novos passos na vida cristã de cada um deles. “É muito importante esse momento em que o jovem se apresenta à comunidade, porque ele se confirma na fé e na caridade, assumindo um compromisso de ajudar no crescimento da Igreja como um todo”, pontuou o pastoralista William Tavares, que atuou na preparação da Crisma.
Para os alunos, os sacramentos significam uma oportunidade de crescimento na fé e como pessoas. A estudante da 2ª série EM, Franzisca Frish, recebeu a Crisma em novembro e afirma que todo o período de preparação que a catequese propicia a ajudou em um processo de autoconhecimento. “Eu pude me reconhecer como cristã católica e isso me fez querer ser mais pela Igreja. Nesse período,passei a estar mais próxima de Cristo e isso me ajudou a entender mais o que Ele espera de mim”, afirma ela.
Leia também
-
11.02.25
Coral do Vieira abre vagas para crianças e adultos
Inscrições começam no dia 17 e seguem até dia 20
-
10.02.25
Ludicidade marca início das aulas das Oficinas RobotiCAV para crianças estreantes na atividade
Durante o programa, alunos serão estimulados a construir soluções e protótipos robóticos para questões da vida real
-
07.02.25
Jovens revelam ainda mais estímulo para estudos com novos espaços do Vieirão
Obras de requalificação, aliadas à adoção do SAS em todo o Ensino Médio do colégio, agradaram estudantes, entre as ações do programa Vieira 2025+
-
06.02.25
Em visita canônica, Provincial dos Jesuítas conhece novo Vieirão e destaca importância de apostolado educativo alinhado aos novos tempos
Pe. Smyda SJ esteve no colégio, em Salvador, acompanhado pelo administrador provincial