Presidente da CNBB convoca urgente solidariedade ao povo de Manaus (AM): “é preciso ajudar!”

Em mensagem de vídeo, divulgada nesta sexta-feira, 15 de janeiro, a arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, reforçou que a gravíssima emergência de saúde em Manaus (AM) é uma urgente convocação dos cristãos e todas as pessoas sensíveis ao sofrimento do próximo. “É preciso ajudar”, apelou.
Segundo ele, a CNBB dará a sua colaboração para levar oxigênio aos hospitais de Manaus, capital do Estado da Amazônia. Trata-se, segundo dom Walmor, de um gesto concreto e urgente de solidariedade ao povo sofrido de Manaus e também de solidariedade aos bispos que atuam na região amazônica.
O presidente da CNBB apelou aos líderes empresariais, empreendedores e políticos para que prestem seu auxílio aos irmãos e irmãs que sofrem nos hospitais oferecendo oxigênio, a vacinação e combatendo a especulação de quem quer lucrar com o sofrimento e as perdas humanas.
Dom Walmor ressaltou que a pandemia se agravou no Brasil evidenciando uma fragilidade no planejamento do setor público mesmo com as lições de outros países que enfrentaram a segunda onda da Covid-19.
“Não podemos apenas no lamentar. É preciso agir de forma urgente, solidária e com responsabilidade”, disse. Cabe a cada pessoa, segundo ele, manter o distanciamento social, usar máscara e observar os protocolos das autoridades sanitárias.
Confira, abaixo, a íntegra da mensagem do presidente da CNBB.
Campanha de arrecadação
O Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende o Norte do Amazonas e Roraima, lançou a campanha “Amazonas e Roraima contam com a sua solidariedade”. A ação tem como objetivo ajudar as vítimas da Covid-19 que sofrem sem atendimento adequado nos hospitais. A região passa por uma grave crise de saúde pela falta de UTIs e insumos básicos para atendimento dos pacientes. O Regional Norte 1 da CNBB disponibilizou uma conta para receber doações:
Banco Bradesco
Agência 0320
C/C: 054104-4
CNPJ: 33.685.686/0012-03
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Norte 1 (AM-RR)
Leia também
-
11.07.25
Diversão e aprendizagens marcam primeira Colônia de Férias do Vieira no Sítio Loyola
Edição inaugural foi desenvolvida durante três dias do recesso após primeiro semestre letivo
-
10.07.25
Alunos do Vieira vão doar tampinhas plásticas para reciclagem e castração de animais de rua
Ação, lançada no colégio neste início de segundo semestre letivo, estimula reciclagem e cuidado com animais de rua
-
10.07.25
Sarau da Avla com colaboradores marca interação entre equipe do Vieira e estudantes
Momento é recordado na volta às aulas em meio à receptividade aos alunos após recesso junino
-
09.07.25
"Liderança que cuida" é tema do PDG de julho no Vieira
Formação continuada de gestores é conduzida pela equipe de Gestão de Pessoas do colégio