12.01.17

Presépio do Vieira é premiado em concurso da Arquidiocese

Troféu foi entregue pela Pastoral da Cultura, na Igreja de São Domingos Gusmão

Presépio do Vieira é premiado em concurso da Arquidiocese

Os vencedores do 5º Concurso de presépios da Arquidiocese de Salvador receberam os prêmios no dia 08/01, após a Missa realizada na Igreja de São Domingos de Gusmão. O Colégio Antônio Vieira foi premiado com o terceiro lugar na categoria institucional. Estiveram presentes para receber o prêmio o coordenador do Setor de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA), prof. João Ramiro, e a pastoralista Núbia Calazans.

O Concurso Arquidiocesano de Presépios é parte integrante do Projeto “Salvador, Cidade Natal do Brasil” e teve comofinalidade estimular a construção de presépios, despertando a criatividade e a memória das tradições populares do Natal. “Participar desse momento tão importante da Igreja é sempre algo que nos motiva e traz muito empenho. Para 2016, quisemos trazer a concepção da oração através da arte. O presépio foi inspirado nos Exercícios Espirituais de Santo Início de Loyola (EE 101 a 103) sobre rezar a encarnação. Também quisemos trazer a possibilidade de contemplar a imagem do menino Jesus refletida no mundo”, ressalta o prof. João Ramiro.

‘O mundo é nossa casa. E o verbo se fez gente para cuidar da gente nesta casa comum’ foi o tema do presépio em 2016. “Refletindo sobre o presépio do Colégio Antônio Vieira, proporia à comunidade educativa, às pessoas que frequentam o Santuário Nossa Senhora de Fátima e à cidade do Salvador, lembramo-nos do movimento inverso que Deus – cujo nome é misericórdia – fez e faz todos os dias:Deus escolhe o mundo!”, destacou o reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima, Pe. Eduardo Henriques, SJ.

O projeto foi desenvolvido pelo designer e artista plástico, Augusto Leal. “Foi uma grande satisfação conceber e produzir esse trabalho para o Vieira. O nascimento de Jesus é marcado pela simplicidade e foi isso que busquei retratar na obra. As formas lineares, a escolha dos materiais e a disposição dos elementos que compõem o presépio foram escolhidos com esse propósito”, afirmou ele.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo