14.04.23

Peregrinos de Calça Jeans comemoram dez anos

Um encontro especial dos alunos e ex-alunos vieirenses que integram o grupo marcou o aniversário na Semana Santa​

Peregrinos de Calça Jeans comemoram dez anos

O grupo de jovens Peregrinos de Calça Jeans, formado por alunos e ex-alunos do Colégio Antônio Vieira, completou dez anos neste mês de abril. Um encontro especial na sacristia do Santuário Nossa Senhora de Fátima marcou as comemorações pelo aniversário, celebrado em 9 de abril, em plena Semana Santa. Foi também nesta mesma época do ano, em 2013, que se iniciou a história do PCJ, a partir da iniciativa de alunos do Vieira que participaram da Semana Santa Jovem, evento promovido anualmente pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral do colégio (Sorpa), que até hoje apoia o grupo.

O lema “amizade, ação social e espiritualidade” traduz bem as ações do PCJ que se mantém até hoje fiel em seus propósitos de apoio e assistência a comunidades carentes e instituições filantrópicas, além de encontros que promovem o constante crescimento espiritual entre seus jovens integrantes. O nome PCJ foi escolhido para simbolizar uma juventude que peregrina em favor de promover o bem.

Na primeira ação, o grupo logo já mostrou para que veio, como conta o ex-aluno e hoje engenheiro químico Igor Tosta. “Desde que o PCJ surgiu, em 2013, nós já sabíamos que muitas vidas seriam transformadas, mas não imaginávamos que seriam tantas. Resgatar crianças e jovens do ócio para estudarem música, a partir da doação de 13 violinos que fizemos, foi algo realmente transformador. E essa foi apenas a primeira ação do grupo, que já mostrava a sua razão de ser”, lembra.

Primeira ação do PCJ em 2013: doação de violinos para crianças e jovens

“Depois disso, o lema cristão do ‘Amar e Servir’, conclamado por Santo Inácio de Loyola, tornou-se cada vez mais profundo em nossos corações. Foi, assim, caminhando em comunidade, vivendo a Espiritualidade Inaciana e sendo Magis com os amigos ao nosso redor, que fomos e seremos sempre fogo que acende outros fogos. Avante PCJ!”, completou Igor, feliz com as importantes conquistas do grupo em apenas uma década. O Magis que ele se refere é originário do latim e significa “o mais”, “o melhor”. No caso do Magis Inaciano, a ideia é buscar “ser o melhor que podemos ser para nós mesmos e também para o outro”.

TRANSFORMANDO VIDAS

Doar instrumentos musicais para crianças que puderam desenvolver o talento para a música ou comprar fraldas geriátricas para dar mais qualidade de vida a idosos assistidos por asilos estão entre as ações que marcam a história do PCJ nesses dez anos. Os jovens também fazem frequentemente campanhas de arrecadação de alimentos ou “vaquinha virtual” para arrecadar recursos para instituições filantrópicas que atendem crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Outra ação sempre muito bem acolhida é a visita do grupo a organizações assistenciais e hospitais, levando alegria e atenção para quem tanto precisa. Além de zelar pela integridade física e emocional de irmãos menos favorecidos, o PCJ desenvolve a espiritualidade entre seus integrantes, para que cuidem de si e também uns com os outros.

“Entrei no PCJ em um momento muito confuso da minha vida e quando estava muito afastada de Deus. Logo nos primeiros meses já participei de dois retiros que foram fundamentais para que eu sentisse o amor de Deus e me acalmasse em relação a tudo que estava vivendo. Foi muito importante conhecer pessoas que estavam se dedicando à espiritualidade, a ações sociais e, ao mesmo tempo, mantendo o espírito jovem! Tenho um carinho enorme pelo grupo! Cada ação que fazemos juntos me enche de amor e me faz querer ser uma pessoa melhor”, revela a ex-aluna e hoje pedagoga Janine Andrade.

NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO

Os depoimentos emocionados dos integrantes do PCJ foram o ponto alto do encontro comemorativo de aniversário de dez anos, no Domingo de Páscoa. Todos expressando os sentimentos de ressureição, renovação e transformação entre eles mesmos e para com as pessoas que puderam ajudar por meio das ações do grupo. Para este ano, novas ações já estão previstas.

Igor representando PCJ em Jornada Mundial da Juventude (JMJ-2016). Janine e ‘Cavalca’ (Cavalcanti) em momento de doação de fraldas geriátricas

“O Peregrinos de Calça Jeans marcou muito a minha vida, porque direcionou o meu olhar para questões que, antes, não pensava ou não dava importância. Perceber o valor de olhar para dentro de mim, para saber quem eu sou e para onde eu quero ir foi uma das marcas que o grupo deixou no meu jeito de ser e que eu levo para minha vida”, diz o advogado e empresário Gabriel Cavalcanti, também ex-aluno. Ele ainda acrescentou, concluindo: “Sempre que preciso tomar alguma decisão ou mesmo quando estou me sentindo mal com algo, relembro tudo o que aprendi no grupo e exerço o discernimento inaciano para sempre buscar o meu Magis, seja na minha vida pessoal, profissional, estudos, relacionamentos etc. Quando faço isso, sei que seguirei o melhor caminho, pois será uma escolha baseada em um propósito maior que o PCJ deixou dentro de mim”.

Confira agora na galeria os registros do encontro especial de dez anos do PCJ!​