03.08.21

Peregrinar, como Santo Inácio, pelo caminho dos ensinamentos de Jesus é tema de homilia em missa festiva

Celebração especial foi presidida pelo Pe. Alexandre Souza, Superior Geral do Núcleo Apostólico da Companhia de Jesus na Bahia

Peregrinar, como Santo Inácio, pelo caminho dos ensinamentos de Jesus é tema de homilia em missa festiva

Peregrinar, efetivamente, no caminho de Deus, por meio dos ensinamentos de profundo amor deixados por Jesus. Esta é, segundo o padre Alexandre Souza, SJ, uma das principais inspirações acerca da vida e obra de Santo Inácio de Loyola, enfatizadas agora, em 2021, pela Companha de Jesus ao celebrar, até julho do ano que vem, os 500 anos de conversão do seu fundador. Superior do Núcleo Apostólico Jesuíta na Bahia, Pe. Alexandre, SJ, presidiu a missa festiva pelo Dia de Santo Inácio, no último dia 31 de julho, em celebração realizada no Santuário Nossa Senhora de Fátima.

A missa marcou o encerramento da programação especial do Vieira pelo Mês Inaciano e teve como cocelebrantes os padres Emmanuel Araújo, SJ, e Cleber Gonçalves, SJ, assistentes espirituais do Vieira, e também o padre Heldo Pereira, SJ, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, também situada no bairro do Garcia. O Irmão Luiz Rocha, SJ, e a diretora geral do Colégio, professora Mariângela Risério, além de membros do Conselho Diretivo estiveram presentes entre os fiéis que participaram da celebração especial, transmitida, ao vivo, pelo Canal Vieira TV, no YouTube. Outros devotos também acompanhavam  uma missa, simultaneamente, na Igreja de Santo Antônio da Barra.

Membros do Conselho Diretivo e colaboradores do Vieira participaram da missa no santuário ou acompanhando a transmissão em tempo real 

TEMPOS PANDÊMICOS

Durante a homilia, Pe. Alexandre, SJ, fez uma alusão entre o contexto atual enfrentado pela humanidade e o exemplo dado por Santo Inácio que acabou seguindo pelo caminho da verdadeira conversão após ter sido atingido na perna por uma bala de canhão, na Guerra de Pamplona. “Quantas vezes, nesses tempos de pandemia, nós, peregrinos e peregrinas, não sentimos nossa esperança ter sido ferida pelos estilhaços da canhão que também afetaram nossos planos e projetos?”, questionou. 

“A pandemia, por outro lado, desvelou ainda mais outras feridas enfrentadas por nossos irmãos em situação de vulnerabilidade, a exemplo da pobreza extrema e o  preconceito, mostrando-se também como precisamos uns dos outros”, completou. “É neste sentido que vem o lema do Ano Inaciano: é preciso que façamos essa conversão para que possamos também ‘ver novas todas as coisas em Cristo’. É, assim, que somos convidados a dialogar com as diversidades e aprender com Jesus a ser ponte de reconciliação, renunciando pensamentos ruins que nos afastam da luz de Deus e nos convertendo, peregrinando, no caminho real do verdadeiro amor de Jesus”, concluiu Pe. Alexandre, SJ. 

Representantes de todas as obras jesuítas na Bahia também participaram da celebração 


Durante a missa, representantes de todas as obras da Companhia de Jesus na Bahia, sejam espirituais, assistenciais ou educativas, foram convidados ao altar, trazendo símbolos da missão jesuíta. A  história da vida e a importância dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio também foram enfatizadas nas orações e canções apresentadas pela equipe de pastoralistas do Sorpa.

Perdeu ou quer rever este momento tão especial? Confira a íntegra da missa disponível no Canal Vieira TV!

Ícone - INSCRIÇÕES 2022
INSCRIÇÕES 2022

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo