Papa Francisco lança apelo por uma cultura do cuidado
Em mensagem para o Dia Mundial da Paz 2021, a ser celebrado em 1º de janeiro, Papa Francisco lembra as milhares de vítimas da pandemia do novo coronavírus e daqueles que se dedicaram ao cuidado dos doentes. O Santo Padre pede uma cultura do cuidado para se contrapor a violência e as dificuldades deste tempo de pandemia.
No texto divulgado pelo Vaticano na quinta-feira, 17 de dezembro, Francisco destaca que “o ano de 2020 ficou marcado pela grande crise sanitária da covid-19, que se transformou num fenômeno plurissetorial e global, agravando fortemente outras crises já existentes como a climática, alimentar, econômica e migratória, e provocando grandes sofrimentos e incômodos”.
Após recordar daqueles que perderam seus entes queridos e os que ficaram sem emprego, por causa da atual crise, Francisco agradece especialmente “médicos, enfermeiras e enfermeiros, farmacêuticos, investigadores, voluntários, capelães e funcionários dos hospitais e centros de saúde”, que se dedicaram aos doentes com “grande cansaço e sacrifício, a ponto de alguns deles morrerem”, ele reforça que estes acontecimentos mostram a importância de cuidar “uns dos outros e da criação”.
O Papa Francisco também faz um forte apelo “aos políticos e ao setor privado para que adotem as medidas apropriadas, a fim de garantir o acesso às vacinas contra a covid-19 e às tecnologias essenciais necessárias para prestar assistência aos doentes e aos mais pobres e frágeis”.
Francisco lamenta que “em muitas regiões e comunidades já não se lembrem de uma época em que viviam em paz e segurança” e denuncia o “desperdício de recursos com armas, em particular com armas nucleares” considerando que os recursos deveriam ser utilizados para prioridades a fim de garantir a segurança das pessoas, como a promoção da paz e do desenvolvimento humano integral, a luta contra a pobreza e a satisfação das necessidades de saúde. “Que decisão corajosa seria criar um fundo global com o dinheiro usado em armas e outras despesas militares para poder derrotar definitivamente a fome e ajudar o desenvolvimento dos países mais pobres!”, defende.
O Pontífice chama a atenção também para o crescimento de várias formas de nacionalismo, racismo, xenofobia e também guerras e conflitos. “É doloroso constatar que, infelizmente, junto com numerosos testemunhos de caridade e solidariedade, várias formas de nacionalismo, racismo, xenofobia e mesmo guerras e conflitos que semeiam morte e destruição estão a ganhar novo impulso”, diz o Pontífice.
O Santo Padre aponta que a cultura do cuidado pode erradicar a cultura da indiferença, da rejeição e do confronto, que hoje costuma prevalecer. Cita os princípios sociais como bússola para nosso agir como orientação do cuidado com o outro. “Encorajo todos a se tornarem profetas e testemunhas da cultura do cuidado, para preencher tantas desigualdades sociais”, afirma.
Por fim, ele lembra que não existe paz sem a cultura do cuidado, e faz um apelo: “Não caiamos na tentação de nos desinteressarmos uns dos outros, especialmente dos mais frágeis”.
O Dia Mundial da Paz foi instituído em 1968 pelo papa Paulo VI e é celebrado no primeiro dia do ano.
Leia a íntegra da mensagem do Santo Padre para a celebração do 54º Dia Mundial da Paz: https://bit.ly/34BqDDo
Leia também
-
17.04.26
Terceirão do Vieira tem Dia de Descontração com 'looks' fora de moda e divertidos
Ação de estudantes torna mais leve intensa rotina de estudos na preparação para vestibulares
-
15.04.26
Colaboradores do Vieira recebem certificado de formação de Primeiros Socorros em cumprimento da Lei Lucas. Confira entrevista e saiba mais!
Treinamentos são realizados anualmente envolvendo principalmente professores e equipes que trabalham mais diretamente com estudantes
-
13.04.26
Educadora vieirense, Sálua Chequer estreia como escritora na Bienal do Livro Bahia
Obra infantil "É de ler, de comer ou de brincar?" será lançada no próximo sábado (18), às 15h, no Centro de Convenções
- 10.04.26 Osba realiza concerto gratuito no Santuário Nossa Senhora de Fátima