Palestra no Vieira discute reascensão da Aids entre jovens
Evento, que envolveu alunos do Ensino Médio, foi promovido pelo Núcleo Acadêmico e Incentivo ao Conhecimento (NAIC).
Os alunos do Ensino Médio participaram no dia 05/09, na sala de arte Sálua Chequer, da palestra “Reascensão da AIDS entre os jovens”. O evento, promovido pelo Núcleo Acadêmico e Incentivo ao Conhecimento (NAIC), teve como objetivo discutir o aumento do índice de novos casos da doença no Brasil. O bate-papo foi ministrado pelo monitor do curso de extensão da UFBA, Vitor Rosa, e pela Liga de Infectologia da UFBA. Eles abordaram as causas, formas de prevenção e tratamento da doença.
Segundo Vitor Rosa, com a ascensão do HIV entre jovens, torna-se indispensável levar informações cientificas, didáticas e atuais, a fim de promover a conscientização. “Palestras com a temática do HIV/Aids devem ser recorrentes em espaços de interação. Estar em uma escola, falando desse tema com os jovens é um fator que contribui para a redução dos estigmas gerados pela síndrome”, destacou ele.
A aluna da 3ª série EM, Gabriela Garcia, ressaltou que o evento foi um momento esclarecedor e interessante. “Considero muito importante tratar de assuntos assim, porque a nossa geração negligencia muito problemas, como é o caso do HIV, e isso traz consequências. Gostei muito da maneira com que eles abordaram o assunto, pois foi dinâmico e esclarecedor”, relatou a estudante. O representante do NAIC, Lucas Viana, complementou: “com a falta de visibilidade, tivemos o aumento de casos no Brasil. Por isso trouxemos a temática para debate e foi interessante”.
Dados alarmantes
Um levantamento do Ministério da Saúde publicado em 2017 mostra que a epidemia de Aids tem se concentrado, principalmente, entre populações vulneráveis e pacientes mais jovens. Segundo o estudo, destaca-se o aumento entre jovens de 15 a 24 anos, sendo que entre 2006 e 2015 a taxa entre aqueles de 15 a 19 anos mais que triplicou, passando de 2,4 para 6,9 casos a cada 100 mil habitantes. Entre as pessoas de 20 a 24 anos a taxa dobrou, passando de 15,9 para 33,1 casos a cada 100 mil habitantes.
Leia também
-
08.10.24
Projeto (En)cantos do Nordeste promove aprendizagens e identidade cultural
Uma das novidades da edição deste ano foi a confecção das camisas com desenhos feitos pelos estudantes
-
07.10.24
Banda Jammil faz show no intervalo da Semana da Criança para jovens do Vieirão. No Vieirinha, atrações circenses abrem programação especial
Colégio comemora 60 anos da unidade destinada aos estudantes do 1º ao 7º ano EF
-
03.10.24
'Joaventus' é grande campeão do Fut 5 do Vieira
Houve ainda premiação para jogadores que se destacaram no torneio
-
03.10.24
Semana da Criança especial celebra 60 anos de pura infância do Vieirinha. Confira a programação!
Unidade do Vieira, destinada aos alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental, foi inaugurada no Dia da Criança