14.10.16

Padre Arturo Sosa é o 30º sucessor de Santo Inácio de Loyola

Primeiro da América Latina, sacerdote venezuelano foi eleito responsável mundial da Companhia de Jesus

Padre Arturo Sosa é o 30º sucessor de Santo Inácio de Loyola

O padre Arturo Sosa, da Venezuela, é o novo superior geral da Companhia de Jesus (Jesuítas). Oanúnciou foi feito hoje (14) pela instituição religiosa, após a eleição realizadaesta manhã em Roma.O sacerdote de 67 anos foi eleito como responsável mundial dos jesuítas pelos participantes na 36ª Congregação Geral, a reunião magna que se iniciou a 3 de outubro.

O 30º sucessor de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus em 1540, trabalhava atualmente em Roma, como membro do conselho do anterior superior geral, e é doutorado em Ciências Políticas. Pe. Arturo Sosanasceu a 12 de novembro de 1948, em Caracas.

Após a eleição, o nome do novo superior geral foi comunicado ao PapaFrancisco,primeiro pontífice jesuíta na história da Igreja Católica.A 36ª Congregação Geral reúne 215 jesuítas de 62 países, incluindo Portugal – representado pelo atual superior provincial, o padre José Frazão Correia, e o padre Miguel Almeida, que acompanha os jesuítas mais novos na segunda etapa da sua formação.

As Congregações Gerais realizam-se quando é preciso eleger um novo superior geral ou quando o atual responsável mundial precisa de tomar decisões.A atual reunião foi convocada pelo padre Adolfo Nicolás, anterior superior geral, que em 2014 anunciou a decisão de renunciar ao cargo.

Fonte: Ecclesia

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo