Padre Arturo Sosa é o 30º sucessor de Santo Inácio de Loyola
Primeiro da América Latina, sacerdote venezuelano foi eleito responsável mundial da Companhia de Jesus
O padre Arturo Sosa, da Venezuela, é o novo superior geral da Companhia de Jesus (Jesuítas). Oanúnciou foi feito hoje (14) pela instituição religiosa, após a eleição realizadaesta manhã em Roma.O sacerdote de 67 anos foi eleito como responsável mundial dos jesuítas pelos participantes na 36ª Congregação Geral, a reunião magna que se iniciou a 3 de outubro.
O 30º sucessor de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus em 1540, trabalhava atualmente em Roma, como membro do conselho do anterior superior geral, e é doutorado em Ciências Políticas. Pe. Arturo Sosanasceu a 12 de novembro de 1948, em Caracas.
Após a eleição, o nome do novo superior geral foi comunicado ao PapaFrancisco,primeiro pontífice jesuíta na história da Igreja Católica.A 36ª Congregação Geral reúne 215 jesuítas de 62 países, incluindo Portugal – representado pelo atual superior provincial, o padre José Frazão Correia, e o padre Miguel Almeida, que acompanha os jesuítas mais novos na segunda etapa da sua formação.
As Congregações Gerais realizam-se quando é preciso eleger um novo superior geral ou quando o atual responsável mundial precisa de tomar decisões.A atual reunião foi convocada pelo padre Adolfo Nicolás, anterior superior geral, que em 2014 anunciou a decisão de renunciar ao cargo.
Fonte: Ecclesia
Leia também
- 05.12.25 Listas de livros, materiais e planos de execução 2026
-
05.12.25
10ª Mostra CAV de GR encanta com 'O Mágico de Oz'
Alunas da Ginástica Rítmica do Colégio Antônio Vieira revelaram evolução em movimentos e técnicas
-
04.12.25
Ludicidade e diálogo multicultural marcam atividades da educação bilíngue no Vieira
Aprendizagem do inglês em 2025 se deu de forma fluída com atividades que mobilizam crianças e adolescentes
-
03.12.25
Em ano de COP 30 no Brasil, VIII ONU Colegial do Vieira dá exemplo de diplomacia e aprendizagens múltiplas
Evento, realizado de 24 a 28 de novembro, reuniu estudantes em simulação de conferências das Nações Unidas