11.09.20

ONU Colegial 2020 faz reunião de apresentação no dia 15 aberta a alunos, famílias e colaboradores

Mais de 150 estudantes, do 9º ano EF à 3ª série EM, já revelaram interesse preenchendo formulário

Mais de 150 alunos já preencheram o formulário para atuação na ONU Colegial Virtual, a ser realizada este ano pelo Colégio Antônio Vieira. O prazo para o envio das informações termina nesta sexta-feira (11). O projeto da Rede Jesuíta de Educação (RJE) é destinado aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Diante do grande interesse da comunidade educativa, o Comitê Organizador do evento fará uma apresentação oficial na próxima terça-feira (15), às 19h30, em reunião pela Plataforma Teams, para explicar detalhes do projeto e como serão feitas as inscrições, a serem abertas também no dia 15, seguindo até 25 de setembro.

“Será uma reunião aberta a alunos, famílias e colaboradores interessados em conhecer o projeto ou saber como será a primeira edição on-line do evento,  em data a ser definida”, explica a professora de História, Gigi Albuquerque, responsável pela orientação e coordenação acadêmica do projeto. “Todos poderão participar do encontro pela Plataforma Teams, mesmo aqueles que, eventualmente, não tenham preenchido o formulário”, ressalta. O link de acesso à reunião será disponibilizado na sala da III ONU Colegial no Moodle e no perfil do evento no Instagram. Na oportunidade, será possível obter todos os detalhes e esclarecer eventuais dúvidas junto ao Comitê Organizador.

O QUE É

O Projeto ONU Colegial consiste em simulações de conferências da Organização das Nações Unidas (ONU) que permitem aos alunos atuar, por exemplo, como representantes de delegações de países diversos para debater questões de interesse internacional, podendo exercitar, na prática, noções de cidadania global, diplomacia e conhecimentos gerais. Assim como nas simulações realizadas presencialmente, ex-alunos do Vieira e outros membros da comunidade educativa da RJE também participarão da edição on-line este ano.

Depoimentos dos participantes da II ONU Colegial

Todos os jovens ocupam funções específicas, como nas conferências da ONU: secretário-geral, diretores de mesa, delegados, representantes da imprensa, staff e observadores interessados. O evento é realizado com tal nível de realismo que passou a ser um diferencial para os 17 colégios que integram a Rede Jesuíta de Educação (RJE) no Brasil. Na Bahia, somente o Vieira faz parte da rede.

CIDADANIA GLOBAL

“A ONU Colegial é uma oportunidade para os alunos aprenderem e debaterem questões geopolíticas históricas e conflitos internacionais da atualidade, exercendo a diplomacia e desenvolvendo dimensões comunicativas”, diz a coordenadora para assuntos estratégicos do projeto ONU Colegial no Vieira, a professora Léa Pontes, que também é coordenadora pedagógica da 1ª série EM.

“Trata-se de um projeto amplo que permite que os estudantes atuem como protagonistas em questões de interesse da humanidade, a partir de uma formação para a cidadania global que é um marco da RJE”, completa.  Este ano, o Comitê Organizador ainda conta com a participação da professora Cristina Cardoso, coordenadora pedagógica da 3ª série EM, que soma esforços para que a edição virtual repita o sucesso das simulações presenciais.

FORMULÁRIO

Ao preencher o formulário de pesquisa da ONU Colegial 2020, os alunos indicam áreas de interesse na simulação. As respostas devem ser enviadas até esta sexta-feira (11) para auxiliar na tomada de decisões pelo Comitê Organizador.

Se você é aluno do 9º ano EF à 3ª série EM, clique aqui e preencha agora mesmo o formulário!