25.11.21

Oficina Tie-Dye: arte e gesto de amor na última semana do ano letivo no Vieira

Estudantes usaram técnica de tingimento em camisas a serem doadas para instituições filantrópicas

Oficina Tie-Dye: arte e gesto de amor na última semana do ano letivo no Vieira

Uma explosão de cores, mas também de afeto e solidariedade, marcou esta semana os últimos dias do ano letivo no Colégio Antônio Vieira, especialmente para os alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental (EF). Sob a coordenação das professoras de Artes das séries, Josi Miguez e Camila Govas, os estudantes participaram de uma oficina Tie-Dye, técnica de tingimento de tecidos. Eles trouxeram camisas em que puderam praticar as noções de amarrações e uso de pigmentos. Todo o material produzido, expressando a sensibilidade artística de cada estudante, será doado pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa) para instituições filantrópicas assistidas pelo Vieira.

As professoram contam que a oficina surgiu da ideia de transformar a arte em afeto, em um gesto concreto de produção artística, “utilizando uma técnica muito antiga, que se popularizou nos Estados Unidos no anos 60 e 70, mas que sempre foi utilizada em outras culturas, a exemplo do Japão e, também, na Nigéria (lá conhecida como Adire)”, como frisam, completando: “Vimos, então, a importância dessa técnica para várias culturas, inclusive com uma relação de sustentabilidade, pois o Tye-Dye reaproveita tecidos para um novo tingimento, numa manifestação explosiva das cores, sem padronização seja das formas ou das cores, que sempre é uma surpresa”.

ARTE COM SENTIDO

“Além do gesto de afeto em si, é bem bonito conferir a felicidade de cada aluno quando abre a camisa e se depara com uma explosão de cores, com formas que trazem arte e todo sentido ao tecido”, destacam. As professoras destacam que os alunos reaproveitaram camisas e usaram a criatividade, a partir de novas experiências que trataram de cuidado, planejamento, organização e produção, levando-os também, por meio do conhecimento técnico, a imprimir memória, sustentabilidade e diversidade cultural aos trabalhos.

Resultado: um belo varal de camisas coloridas secando ao ar livre decorou o pátio de acesso às salas de artes do Vieirinha. “O material utilizado para tingimento, será devolvido agora ao ambiente, como arte, tendo o objetivo de despertar o ser humano para um olhar sensível para aquilo que os rodeia, para diversas culturas. É nesse sentido que convidamos os alunos a despertar e aguçar os sentidos por meio das cores intensas, das formas, da leveza e da beleza que há em cada peça criada e em cada gesto de amor”, concluem as professoras Josi e Camila, agradecendo o apoio da coordenação pedagógica das séries, assim como dos estagiários que atendem ao setor.

Veja agora a galeria com mais fotos da Oficina Tie-Dye!

Fotos: Secom/CAV.