Obras jesuítas na Bahia recebem visita de Padre Smyda, Provincial no Brasil
No Vieira, discurso destacou comprometimento com Plano Apostólico e Planejamento Estratégico da Companhia
O Padre Provincial dos Jesuítas no Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, fez este mês uma visita canônica ao Núcleo Apostólico da Bahia, tendo encontros com jesuítas e lideranças leigas das obras da Companhia de Jesus em Salvador, Feira de Santana e Capim Grosso. O Colégio Antônio Vieira foi uma das instituições visitadas na capital baiana, tendo como anfitriões o Superior do Núcleo, Pe. Alexandre Souza, SJ e, no caso do Vieira, o Conselho Diretivo: professoras Mariângela Risério (diretora-geral) e Ana Paula Marques (diretora acadêmica), professor Sérgio Silveira (diretor de Gestão de Pessoas), Juliana Argollo (diretora administrativa financeira) e o Pe. Emmanuel Araújo, SJ (assistente espiritual).
No encontro com lideranças do colégio e também com a participação de representantes de outras obras jesuítas sediadas na Região Metropolitana de Salvador (Sies, Ceap, Ceas e Casa de Retiro*), Pe. Smyda, SJ, enfatizou a importância da missão da Companhia de Jesus. “Nosso trabalho, seja educacional, paroquial, social ou espiritual, sempre representa uma missão, poder ajudar o outro naquilo que podemos, a partir dos ensinamentos de Santo Inácio de Loyola, que guiam não só os jesuítas, mas consolidam o papel de todos nós perante a Igreja, sempre com um olhar especial para o homem diante da realidade do mundo e da realidade da fé”, disse o padre polonês, naturalizado brasileiro, que há 37 anos vive e atua no País.
PREFERÊNCIAS UNIVERSAIS
“Nossa existência, nossa realidade, só tem sentido quando reconhecemos que somos criados para uma finalidade: servir a Deus e aos demais como uma experiência real e espiritual. A melhor forma de fazermos isso é colocando em prática nossos propósitos, a partir de projetos consistentes que alcançam outros que não integram diretamente a Companhia, aceitando-os também, visando novas possibilidades”, ressaltou.
Pe. Smyda, SJ, explicou ainda que a Companhia de Jesus está sempre buscando focar sua missão no tempo presente, lembrando que, nos últimos dois anos, a comissão encarregada em consolidar as colaborações jesuítas em todo o mundo chegou à conclusão de que a Companhia não seguiria mais prioridades, mas, sim, preferências, no caso, as quatro Preferências Apostólicas Universais. “Em vez de prioridades, adotamos preferências, justamente porque o termo carrega sentimento, afeto. Então, afetivamente e racionalmente, assumimos nortes, horizontes, para nossas ações, o que nos permite um melhor discernimento apostólico”.
PLANO APOSTÓLICO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Segundo Pe. Smyda, SJ, as Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus também norteiam os documentos mais atuais da Ordem no Brasil, a exemplo do Plano Apostólico, que em breve será enviado para todas as obras, além do novo Planejamento Estratégico, em fase final de construção, “para que, diante dos desafios atuais, consigamos manter nossa missão, na área educacional, de formar crianças e jovens competentes, comprometidos, compassivos, conscientes, críticos e criativos”, ressaltou. O Provincial agradeceu o empenho e convidou a todos a colaborar com as diretrizes e reflexões dos dois documentos, lembrando o quanto foi importante, no momento de fundação da Companhia, a participação dos companheiros de Santo Inácio, ouvindo a Deus e também uns aos outros, em busca de discernimento para seguir com a missão.
“É o mesmo discernimento que buscamos para o nosso Planejamento Estratégico e Plano Apostólico, imbuídos pela cura personalis (termo em latim que expressa cuidado com a pessoa inteira)”, frisou Pe. Smyda, SJ. Ao final, o Provincial convidou as lideranças do Vieira e das demais obras jesuítas na Bahia a expor suas impressões sobre a missão da Companhia de Jesus nos últimos anos no estado, mesmo diante dos desafios de tempos pandêmicos.
E concluiu em prece: “Que possamos sempre compartilhar, nos enriquecer em conversação espiritual, que nos permita também um momento pessoal de reflexão junto a Deus, nos inspirando a ter discernimento, em uma oração de encontro. Uma atitude que podemos adotar na Companhia, mas também levar para a vida”. Após a reunião no Vieira, Pe. Smyda presidiu uma missa no Santuário Nossa Senhora de Fátima, situado no estacionamento do Vieirão.
*Ceas- Centro de Estudos e Ação Social, com sede no bairro da Federação. Sies – Serviço Inaciano de Espiritualidade, instalado na Ladeira da Barra. Ceap- Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica, instalada no estacionamento do Vieirão, no Garcia.Casa de Retiro São José – casa de retiro espiritual em Mar Grande, na Ilha de Itaparica.
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
11.09.24
ARTIGO – Meio ambiente e as queimadas: questões para o Enem e para a vida
Biólogo e professor de Biologia do Vieira, Osman Barbosa alerta jovens a ficarem atentos à temática da sustentabilidade
-
10.09.24
Vieira recebe visita de estudantes do Colégio Diocesano, unidade da Rede Jesuíta no Piauí
Alunos do "Dió" puderam vivenciar e compartilhar experiências de aprendizagem no colégio baiano da RJE
-
10.09.24
Expociência do Vieirinha estimula pesquisa científica entre crianças e pré-adolescentes
Mostra de experimentos e projetos dos alunos do 1º ao 7º ano do EF chega à sexta edição encantando estudantes e público
-
09.09.24
Diretores de colégios jesuítas da América Latina discutem educação em rede na atualidade
Professor Sérgio Silveira, diretor-geral do Vieira, destaca importância do evento realizado em Buenos Aires