06.08.24

Obras de Elano Passos inspiram crianças em aprendizagens sobre arte e cultura do Recôncavo

Alunos do 4º ano EF do Vieira fizeram releituras dos trabalhos e participaram de roda de conversa com o artista plástico

Obras de Elano Passos inspiram crianças em aprendizagens sobre arte e cultura do Recôncavo
Arte de Elano Passos inspira alunos

Um dos principais nomes da arte baiana na atualidade, o artista plástico Elano Passos vem ganhando cada vez mais projeção nacional com seu traço único, que é ao mesmo tempo minimalista e tão completo em significados. As obras de Elano também estão inspirando crianças nas aulas de Artes Visuais do 4º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira, nas aprendizagens sobre a região do recôncavo e identidade cultural. Esta semana, elas também tiveram a oportunidade de participar de uma roda de conversa com o artista, realizada em dois momentos: na biblioteca do Vieirinha (para as turmas do vespertino) e no Auditório Mabel Velloso (turmas do matutino).

“É um privilégio receber um convite do Vieira, poder estar aqui com as crianças, dialogar com elas, é sempre muito inspirador. No dia seguinte, já saio louco para pintar, para desenhar, porque é uma inspiração super emocionante. As ações que tivemos aqui me motivam cada vez mais a entender que eu tenho um objetivo nessa vida, que é também plantar essa sementinha da arte na cabeça dessas crianças”, declarou Elano Passos.

Bate-papo com crianças na biblioteca do Vieirinha

PROJETO INTERDISCIPLINAR

As atividades fazem parte do projeto pedagógico “Contando e Cantando o Recôncavo”, que também envolve outras disciplinas nas aprendizagens diversas sobre a região. No caso de Artes, as releituras, feitas em tela pelas crianças, serão apresentadas às famílias na culminância do projeto, prevista para agosto, como explica a professora de Artes Visuais, Anna Oliveira.

“No primeiro semestre, os alunos do 4º ano criaram composições inspiradas nas obras de Elano Passos no papel e na tela. Neste segundo momento, em um bate-papo com um artista, as crianças elaboraram as próprias perguntas sobre o artista e seu processo criativo e, no final, para fechar com chave de ouro esse momento de intervenção artística, elas, juntamente com Elano, fizeram uma composição especial”, diz a Profa. Anna.

Roda de conversa com alunos no Auditório Mabel Velloso

LEITURA DE MUNDO

A coordenadora pedagógica da série, professora Carla Moura, e a mediadora do Departamento de Música e Arte do Vieira, professora Joelma Serra, também participaram do evento. “Cada ano, a gente escolhe um artista que retrata pessoas da cultura popular. Elano retrata a figura da baiana, do capoeirista etc, com um traço muito próximo da infância, e esse contato com a obra e com o próprio artista é um facilitador para a leitura de mundo. As crianças disseram aqui que reconheceram a obra dele no shopping, percebendo, portanto, no dia a dia, a arte de Elano e seu olhar crítico para a sociedade, além de desenvolverem memória afetiva e toda uma relação de afeto sobre o processo de criação”, concluiu a professora Joelma.

Confira mais fotos!

Fotos: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo