13.05.24

Nona edição da Arena Cultural do Vieira destaca jovens baianos na literatura

Evento é destinado aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio

Nona edição da Arena Cultural do Vieira destaca jovens baianos na literatura

A partir desta terça-feira (14) e até a quinta (16), um clima de efervescência literária toma conta do Vieirão, unidade do Colégio Antônio Vieira destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental (EF) à 3ª série do Ensino Médio (EM). Os alunos participam da edição 2024 da Arena Cultural. Com tema “Jovens baianos na literatura: inspirando arte e cultura”, o evento é organizado pela Biblioteca Pe. Carlo Bresciani, SJ, instalada na unidade. Ex-alunos vieirenses que se destacam no mercado editorial estão entre os escritores convidados.

Bibliotecária Jaqueline Torres

De acordo com a bibliotecária Jaqueline Torres, gestora das bibliotecas do colégio, além de apresentar escritores e livros, o evento tem, entre seus objetivos, “aumentar o público leitor e intensificar a relação das bibliotecas com seus alunos e toda a comunidade vieirense”. Palestras, encontro com autores, mesa de debates, exposições, feira de livros, apresentação musical, oficina de sons, performance teatral, dentre outras manifestações culturais, fazem parte das atividades previstas. Os eventos se realizam em quatro espaços: Sala de Arte Sálua Chequer, Pátio Centenário, Passarela das Artes e Memorial do Vieira. Veja abaixo a programação completa!

Sobre o tema da edição, a bibliotecária destaca: “Demonstraremos, por meio das atividades propostas, o frescor do mercado editorial baiano, os desafios da produção e divulgação literária, além de exprimir os pensamento e demandas de uma juventude contemporânea, expressos pela arte e cultura”, diz. “Apesar dos grandes desafios, há um número considerável de jovens produzindo e expandido novos horizontes no mercado literário, inclusive ganhando prémios de alta relevância no país, o que demostra que a Bahia continua sendo um grande seleiro de pensadores”, completa. O escritor Jorge Amado configura na relação de ex-alunos ilustres do colégio, tendo descoberto sua vocação no Vieira, como revelou no livro “O Menino Grapiúna”.

Confira agora a programação da Arena Cultural do Vieira!

Foto: Secom/CAV.