11.04.23

NAV e Naic promovem evento ‘A Voz da Água’ com participação de bióloga da Saúde Ambiental

Mesa-redonda é uma das atividades promovidas pelos núcleos de protagonismo estudantil do Vieira

NAV e Naic promovem evento ‘A Voz da Água’ com  participação de bióloga da Saúde Ambiental

“Como a água subterrânea usada para consumo humano pode se tornar um risco à saúde de populações socialmente vulneráveis? De que forma se dá a atuação da Vigilância em Saúde Ambiental em casos de desastres naturais e tecnológicos?”. Estas foram algumas das perguntas que os estudantes do Colégio Antônio Vieira que integram os núcleos Ambiental do Vieira (NAV) e Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (Naic) fizeram à bióloga da Vigilância em Saúde Ambiental de Salvador, Aline Gomes (foto acima). Ela foi a convidada especial de uma mesa-redonda de tema “A Voz da Água”, promovida pelos jovens integrantes dos núcleos no último dia 30. A iniciativa foi uma das ações pela passagem do Dia Mundial da Água, em 22 de março.

Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e coautora de uma pesquisa acadêmica sobre “Qualidade da Água Subterrânea e Necrochorume no Entorno do Cemitério do Campo Santo em Salvador (BA)”, a bióloga Aline Gomes, que é mãe vieirense, fez uma palestra sobre o tema – agregando importantes informações às discussões sobre os gargalos e soluções para as questões de sustentabilidade que são abordadas pelos integrantes do NAV e Naic, como parte de suas atividades. Na comissão organizadora, destacam-se os estudantes Ana Clara Bispo, Carolina Soares, Gabriel Araújo, Mariana Azevedo e Pedro Greszgor, além dos professores articuladores dos núcleos: Kátia Giffoni (NAV) e Luís Gois (Naic).

“Bastante interessante a iniciativa dos núcleos estudantis do Colégio Antônio Vieira em criar esse espaço a mais para a discussão de questões relevantes para a sociedade. É muito gratificante ver os jovens já tratando de temas tão significativos voltados ao Dia Mundial da Água, por exemplo, e o mais importante é ver o engajamento deles, mostrando-se realmente interessados em estudar e discutir os problemas que temos enfrentado nesse campo, já pensando em intervenções futuras”, afirmou a bióloga que, no dia do evento, fez questão de parabenizar os integrantes dos núcleos pela iniciativa, destacando também “o papel da escola em incentivar projetos como o NAV e o Naic entre os alunos, trazendo as percepções dos jovens sobre os assuntos”. Ela ainda ressaltou a atuação dos professores articuladores “que estão sempre provocando os estudantes a avançar cada vez mais”.

“GRITOS DA ÁGUA”

A mesa-redonda contou ainda com palestra do professor de Biologia do Vieira e articulador do Naic, Luís Gois, que ressaltou “os gritos da água”, destacando questões emergenciais que afetam a maioria dos recursos naturais e hídricos no Brasil e no mundo. O professor lembrou, por exemplo, que o acesso a água potável e saneamento, assim como a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos, estão entre os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os 17 ODS foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.

“O evento ‘A Voz da Água’ foi uma experiência incrível, tanto pela parceria do Naic com o NAV, e, principalmente, pelo engajamento de nossos membros. Fiquei muito feliz em ver toda a animação dos participantes e em observar que eles realmente ficaram interessados no tema, uma vez que fizeram perguntas e contribuições interessantes, assim demonstrando todo o potencial do alunado vieirense”, concluiu o estudante Gabriel Araújo Santana, um dos gestores do Naic e do NAV. Gabriel está com colegas dos núcleos na primeira foto da galeria (abaixo), que reúne mais momentos do evento. Confira!

Fotos: Secom/CAV.