10.11.23

Naic premia projetos de destaque da Expociência, promove workshop e lança revista científica

Ações fecharam série de atividades realizadas em 2023 pelo núcleo, uma das referências do protagonismo estudantil do Vieira​

Uma das referências do protagonismo estudantil do Colégio Antônio Vieira, o Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (Naic) encerrou as atividades do ano letivo de 2023 com ações que revelam o dinamismo dos jovens que o compõem. Na última quarta-feira (8), no Espaço Pe. Klein, o Naic fechou a programação de eventos, premiando as equipes do 9º ano do Ensino Fundamental (EF), além das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, que tiveram projetos considerados destaques da Expociência – mostra de pesquisas e experimentos científicos, promovida anualmente pelo colégio e que foi realizada este ano em setembro. O núcleo estudantil ainda agraciou, com menção honrosa, toda a equipe de organização e apoio do evento, incluindo os professores orientadores. Veja abaixo a relação dos premiados!

“Os membros do Naic fizeram uma avaliação, considerando como critérios a inovação, a criatividade, a utilização do método, a exposição oral, a montagem do stand, o experimento que foi realizado, além do cruzamento com as indicações que foram dadas pelos departamentos de Química, Física e Biologia”, explicou o professor Luís Góis, de Biologia, que também atua junto aos estudantes como articulador do Naic (à esquerda na foto acima). “A ideia é estimular ainda mais os alunos que desenvolveram os projetos com excelência acadêmica, a partir do uso do método científico de forma precisa e com alta qualidade. O que se pretende é que essa iniciativa seja ampliada para outras séries na próxima edição, em 2024, consolidando a participação ativa no Naic também para promover o engajamento dos estudantes na Expociência”.

SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Em outubro, o Naic também se destacou em suas ações, participando pela primeira vez da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada entre os dias 14 a 20 de outubro. O evento deve agora se consolidar na programação anual do núcleo. Este ano, o marco foi a realização de um workshop com palestras sobre Inteligência Artificial (IA), realizada por membros do Núcleo, além da participação especial do ex-aluno e atual estudante de Direito, Luiz Humberto Campos, que abordou o tema Brics – grupo de países emergentes, inicialmente formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (South Africa), e que vem passando por reformulações e novos desafios em relação à conjuntura mundial.

REVISTA CIENTÍFICA​

Durante o evento, na Sala de Arte, também foi lançada a Revista Científica do Naic, já considerada um marco histórico das ações realizadas pelo núcleo. “O Naic sempre teve a proposta de acolher e estimular a Ciência entre os estudantes. Desde o começo do ano, promovemos atividades e dinâmicas, que incluem debates, jogos, simulações etc, tendo nossos eventos entre os momentos de maior entusiasmo pela oportunidade de expor nossas produções para todo o alunado vieirense. A revista, por exemplo, reuniu os esforços de nossos membros ao longo de meses de trabalho. Nela, estão publicadas as produções feitas pelos participantes, como artigos, curiosidades e resenhas. Juntamente com o workshop e a premiação da Expociência, entre outras ações durante o ano, conseguimos demonstrar todo o potencial do Núcleo, exibindo nossa animação para 2024, quando poderemos realizar tudo isso, e muito mais”, concluiu Gabriel Araujo, diretor do Naic (à direita na foto do topo).

Confira agora a relação dos projetos premiados pelo Naic!

Mais fotos!

Imagens: Naic e Secom/CAV.