“Movimento Direitos Humanos” traz rodas de conversa para as turmas do 9º ano EF
Os encontros aconteceram entre os dias 15 e 21 de maio.

Várias temáticas relacionadas aos estudos dos Direitos Humanos foram trabalhadas no mês de maio com as turmas do 9º ano EF. Os alunos receberam nas salas de aula diversos convidados para uma roda de conversa, entre os dias 15 e 21/05. A iniciativa é mais uma etapa do “Movimento Direitos Humanos”, um projeto transdisciplinar da série, que em 2018 traz o tema “Visibilidade social, um abrir de olhos”.
Uma das mesas redondas teve como temática o “Direito de Ser Pessoa”. O encontro foi palestrado por Admar Junior, coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo do Estado da Bahia, Antônio Nascimento, mestre em Administração, e Ecyla Saluy, mestre em Estudos Étnicos e Africanos. “A maior dificuldade para avançarmos nessa situação é o preconceito que existe e é bem forte. No papel está tudo lindo, mas temos que colocar em prática essa teoria e metodologia para, assim, acabar com o preconceito racial e institucional. É com a leitura e o conhecimento que as pessoas vão construir seu senso crítico”, destaca a guineense e professora da Universidade Federal da Bahia, Ecyla.
Durante as conversas realizadas com as turmas, os palestrantes tiveram importantes momentos de interação com os alunos, abordando os desafios que o Brasil enfrenta para poder garantir mais direitos para os cidadãos em diversas circunstâncias. “Direitos humanos é um vício bom e que amo. Digo sempre com orgulho que amo o que faço. Para mim não existe preço, não existe salário que compense resgatar uma vida”, relatou Admar Junior.
Reflexão e conhecimento
Para a estudante Lygia Chaves, a roda de conversa, além de deixá-la mais motivada para as outras etapas do “Movimento Direitos Humanos”, trouxe a ampliação do repertório de conhecimento. “Quando cada um dos convidados começou a falar a sua atuação para ajudar pessoas que têm seus direitos violados, me despertou a vontade de ajudar a construir um país melhor também”, ressaltou ela. “Esse foi um momento ímpar, em que pudemos trabalhar a importância do ser humano e destacamos o valor do amor ao próximo”, disse a orientadora educacional do 9º ano EF, prof.ª Jerusa Carvalho.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A GALERIA DE FOTOS
Leia também
-
24.04.25
Estudantes participam de Missa de Ação de Graças pela Semana Santa Jovem e fazem orações pelo Papa
Momentos foram marcados pelas aprendizagens e lições deixadas por Cristo, sempre tão enfatizadas por Francisco
-
23.04.25
Mensagens do Superior da Companhia de Jesus e do Provincial do Brasil pela Páscoa do Papa Francisco
Padre Arturo Sosa SJ e Pe. Smyda destacaram legado de Francisco, também jesuíta
-
21.04.25
Colégio jesuíta, Vieira emite nota de pesar pela morte do Papa Francisco e celebra missa especial
Instituição é a única unidade educativa na Bahia a integrar a Rede Jesuíta de Educação Básica, da mesma ordem religiosa do Papa
-
16.04.25
Missas e série de vídeos trazem significado da Semana Santa para comunidade escolar
Mensagens estão sendo divulgadas no perfil do Vieira no Instagram