14.03.22

Missa e sessão de autógrafos marcam celebrações pelos 400 anos da canonização de santos jesuítas e aniversário de 111 anos do Vieira

Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, e São Francisco Xavier foram reverenciados pelo Apostolado e comunidade educativa

Missa e sessão de autógrafos marcam celebrações pelos 400 anos da canonização de santos jesuítas e aniversário de 111 anos do Vieira

Os 400 anos da primeira canonização coletiva da Igreja Católica foram celebrados de forma especial pela Companhia de Jesus no último sábado (12).Dentre os cinco santos canonizados pelo Papa Gregório XV no dia 12 de março de 1622 (Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier, Santa Teresa de Ávila, São Felipe Néri e Santo Isidoro), dois são jesuítas e de grande relevância para a história da Ordem Religiosa: Santo Inácio de Loyola (1491–1556), fundador da Companhia de Jesus; e, São Francisco Xavier (1506-1552), missionário e um dos primeiros companheiros de Santo Inácio, hoje padroeiro de Salvador. Na capital baiana, o Colégio Antônio Vieira, uma das instituições jesuítas existentes na Bahia, realizou uma missa especial no Santuário Nossa Senhora de Fátima, seguida de sessão de autógrafos de livros sobre santos jesuítas escritos pelo Irmão Marcos Epifânio Barbosa, SJ. Na oportunidade, também foram comemorados os 111 anos de fundação do colégio, a serem completados em 15 de março.  

Durante a missa, o padre Alexandre Souza, SJ, que é o Superior do Núcleo Apostólico Jesuíta na Bahia, o processo de conversão de Santo Inácio e a vivência de espiritualidade compartilhada com seus companheiros de missão, entre eles, São Francisco Xavier. “Como Jesus foi à montanha, com Pedro, João e Tiago, os santos jesuítas seguiram o exemplo em suas histórias de peregrinações e reflexões nos encontros com Deus. Assim, as celebrações que fazemos hoje rememoram o ato eclesial que consolida a importância para o mundo do desejo de Inácio de seguir, acima de tudo, os ensinamentos de Jesus, sobretudo, quando a humanidade enfrenta questões inquietantes, como a fome, a pandemia e a guerra”, disse Pe. Alexandre, SJ. Ele lembrou que o Papa Francisco ressaltou, na celebração realizada em Roma, a riqueza que Santo Inácio deixou para a Igreja, por meio dos Exercícios Espirituais.

O Pe. Alexandre, SJ, ainda enfatizou a história do Vieira e seu papel para a missão educativa da Companhia de Jesus, a partir de uma proposta de formação integral fundamentada nos princípios inacianos. Ele concluiu a missa, conclamando vivas para o colégio, São Inácio de Loyola e São Francisco Xavier. Integrantes do Conselho Diretivo e os colaboradores do Vieira, entre eles os pastoralistas do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), participaram da celebração

LIVROS

“Autobiografia e Espiritualidade Inaciana: uma análise didática”; “São Francisco Xavier: uma vida dedicada à missão”; e, “São Pedro Fabro: o primeiro sacerdote jesuíta” são os três mais recentes do jesuíta e escritor Irmão Marcos Epifânio Barbosa, SJ. Ele, que atualmente é diretor-geral do Colégio Diocesano, em Teresina, já trabalhou no Vieira, ressaltou o significado da sessão de autógrafos em uma data tão especial para a Companhia e para o colégio.

 “É uma instituição com a qual eu posso dizer que tenho uma conexão muito íntima, inclusive, porque, quando estava aqui em Salvador, escrevi o meu primeiro livro (“Cartas para reformar a vida”, lançado em 2016), o que me fez despertar para a evangelização pela escrita, pela literatura”, declarou. “É também muito especial estar aqui nesta data que enfatizamos a história de canonização dos santos e seus exemplos de um processo de conversão que deve ser contínuo e para todos. Uma conversão que nunca fez tanta falta como hoje, quando percebemos, ao ainda vermos povos pegando em armas, que a missão de Cristo, para que vejamos novas todas as coisas Nele, ainda não está clara para a humanidade”, completou o Irmão Epifânio, SJ, que é pedagogo, com mestrado em Gestão Educacional e doutorando em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

111 ANOS

A diretora-geral do Vieira, professora Mariângela Risério, também salientou a importância da data: “Todas estas celebrações nos recordam que tudo começou lá atrás com Santo Inácio, o que nos traz uma memória afetiva cheia de gratidão por tantos que nos precederam e fizeram com que essa missão tão bonita, que começou na Europa, fosse acontecendo, chegando a outros países e até nós, no Brasil. Estamos, assim, assentados sobre uma história muito densa e concreta que nos ajuda hoje a traçar o presente e o futuro, a partir de jesuítas e leigos que integram a Companhia e que vem contribuindo para a educação em seus diversos contextos”, afirmou. “É importante, portanto, olhar para o dia de hoje e compreender a relevância dessa escola e da educação da Companhia de Jesus para o tempo presente, a partir de um projeto de formação integral que visa formar pessoas que sejam para os demais e com os demais. Uma educação, enraizada em princípios e valores inacianos que nos permitem olhar para o presente e para o futuro, mas por meio de todas as possibilidades que a educação da Companhia de Jesus oferece para o mundo hoje, para o século 21”.

Gestor do Serviço Inaciano de Espiritualidade (Sies) e um dos assistentes espirituais do Vieira, o padre Emmanuel Araújo, SJ, também destacou a importância da data. Celebramos hoje os 400 anos da canonização de cinco santos, dentre eles, Santo Inácio de Loyola e São Francisco Xavier, que estiveram na origem da fundação da Companhia de Jesus, enaltecendo como a tradição espiritual desses santos foi a fonte da tradição pedagógica da Companhia que começou a abrir colégios em muitos lugares, assim como no Brasil e que hoje temos o Colégio Antônio Vieira completando 111 anos que cumpre sua missão, sempre enraizado nessa tradição, mas de acordo com as exigências e os desafios que os tempos contemporâneos colocam”. Pe. Emmanuel Araújo integra o Conselho Diretivo do Vieira que também se fez presente na missa e sessão de autógrafos com os diretores Sérgio Silveira (Gestão de Pessoas), Ana Paula Marques (Direção Acadêmica) e Juliana Argollo (Direção Administrativa e Financeira). 


Veja mais fotos!

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo