Missa de Abertura do Ano Letivo renova fé e propósitos de colaboradores do Vieira
Campanha da Fraternidade e temas do colóquio internacional de educação jesuíta foram destacados na homilia

A Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema a Educação, foi uma inspiração a mais para os colaboradores do Colégio Antônio Vieira na tradicional Missa de Abertura do Ano Letivo – um momento especial de renovação da fé e dos propósitos da equipe para com a missão educativa da Companhia de Jesus. Conforme destacou o Pe. Emmanuel Araújo, SJ, que presidiu a celebração no Santuário Nossa Senhora de Fátima, a missa foi realizada em dia também representativo para a Igreja, o Dia de Santa Águeda (5 de fevereiro), conhecida também como Ágata, cuja origem do nome (Agathe) que dizer pessoa do bem, bondosa. “É um dos princípios jesuítas: que estejamos atentos para o bem, para em tudo amar e servir”, frisou.
Na homilia, o padre, que é assistente espiritual do Vieira e reitor do santuário, enfatizou o quanto a educação jesuíta busca promover o bem, atualmente fincada nos quatro temas discutidos no ano passado na segunda edição do Colóquio Internacional Jesedu, termo que vem da abreviação Jesuit Education. São eles: educar para a fé; educar para a profundidade; educar para a reconciliação; e, educar para a cidadania global – todos destacados na decoração do altar, durante a missa que, por conta da pandemia, foi transmitida para os colaboradores pelo Vieira TV, canal oficial do colégio no YouTube. Sobre o contexto pandêmico, Pe. Emmanuel fez preces alusivas ao poema Enamoráte, de Pe.Arrupe, SJ, ressaltando “o quanto é ainda mais importante, diante dos desafios atuais, estar enamorado do coração de Jesus, visando educar com esperança e para a esperança”.

GRATIDÃO
O Superior Geral do Núcleo Apostólico da Companhia de Jesus na Bahia, Pe. Alexandre Souza, SJ, revelou “a gratidão a Deus por todo o bem que se realizada por meio do Colégio Antônio Vieira”, ressaltando as palavras do Provincial dos Jesuítas, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, que recentemente visitou o Vieira, enfatizando que “é preciso educar homens e mulheres para os demais, mas também para a vida”. Ele convocou a todos para continuarem também sendo cooperadores das obras sociais jesuítas na Bahia.
A missa teve ainda a participação dos pastoralistas do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral do Vieira (Sorpa) e do diretor de Gestão de Pessoas, professor Sérgio Silveira, que cantou o Salmo. Ao final da celebração, ele agradeceu o empenho de toda a equipe do Vieira pelo sucesso, ano a ano, da missão educativa jesuíta, mesmo diante de adversidades, como a pandemia.
Leia também
-
01.07.25
CASA COMUM – Abertas inscrições para curso de extensão on-line formativo para COP 30
Aulas visam aprofundamento em temas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, prevista para novembro em Belém
-
30.06.25
Colaboradores do Vieira têm treinamento sobre Lei Lucas e primeiros socorros
Ação demonstra atenção dada pelo colégio ao cuidado com a pessoa e ao cumprimento das normas legais
-
27.06.25
Forró do Trabalhador encerra festejos juninos no Vieira em clima de celebração e agradecimento
Evento promoveu confraternização dos colaboradores docentes e não-docentes do colégio
-
26.06.25
ARTIGO – Ruah e Direitos: aprendendo com o projeto, rezando com a vida
Integrante da equipe de Formação Cristã do Vieira, William Justa faz reflexão, relacionando Espírito Santo, fé e projeto interdisciplinar para jovens estudantes