19.07.17

Mesa Redonda no Vieira discute SUS

Evento foi promovido pelo Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (NAIC)

Mesa Redonda no Vieira discute SUS

A formação de pessoas conscientes e capazes de intervir na sociedade se consolida através de diversas ações, entre elas a discussão sobre assuntos importantes que têm mobilizado a opinião pública na atualidade. Diante disso, o Colégio Antônio Vieira promove através dos seus núcleos estudantis diversos debates ao longo de todo o ano letivo. Um deles aconteceu no dia 12 de julho, na Sala de Arte Sálua Chequer, com o objetivo de debater o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa foi do Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (NAIC) e contou com a presença de professores, convidados e alunos do Ensino Médio.

Participaram da mesa redonda os médicos Ronaldo Ribeiro e Humberto Luciano, além do ex-aluno vieirense que cursa medicina na USP, Thiago Landim. Eles tiveram a oportunidade trazer as suas experiências e interagir com os alunos por meio dos questionamentos feitos durante o evento. “É importante que a pessoas entendam a realidade do SUS. Claro que há pontos negativos como em todo segmento, mas ele também cumpre um papel muito significativo no funcionamento da sociedade”, destacou o Dr. Humberto Luciano Sousa.

Além de conhecerem melhor o SUS, os estudantes puderam debater sobre possíveis melhorias para o sistema. “Discutir um tema relacionado à saúde para nós, alunos do Ensino Médio, é bastante válido, porque nos ajuda a refletir sobre a área”, pontuou a aluna e integrante do NAIC, Mariana Bastos. O estudante Tomaz Mattedi avaliou a mesa redonda como uma iniciativa relevante para toda comunidade educativa do Vieira. “Vimos através de alguns casos clínicos como o sistema funciona e isso desmitificou algumas conclusões negativas que tínhamos”, ressaltou ele.

Além dos alunos e convidados, a mesa redonda também contou com a participação de professores do Vieira, que apoiaram a mobilização dos estudantes na promoção de um evento voltado à discussão de um tema tão importante para a sociedade atual. “É fundamental dar espaço a esse protagonismo dos nossos alunos, algo que já é presente nos vários núcleos do Colégio. Além disso, o tema foi de extrema relevância e a discussão bastante esclarecedora”, destacou o orientador do NAIC e professor de química do Vieira, João Castro.

Concordo