10.04.23

Mesa-redonda com alunos do Ensino Médio Noturno discute perspectivas de acesso à universidade

Diretora do colégio e profissionais que integram a equipe de preparação para Enem e vestibulares participaram do evento​

“Fechei meu terceirão! E agora?”. Este foi o questionamento inicial da mesa-redonda, realizada no último dia 29, envolvendo os estudantes do Ensino Médio Noturno do Colégio Antônio Vieira, com o objetivo de discutir as perspectivas de acesso às universidades. Profissionais do colégio que atuam na equipe de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, além da ex-aluna Mariana Ruback, que atualmente é articuladora dos núcleos de protagonismo juvenil do Vieira, trataram do tema em diversas vertentes, contribuindo com as reflexões para o projeto de vida dos jovens.

As atividades, no Espaço Pe. Klein, foram iniciadas com um momento de espiritualidade promovido pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral do Vieira (Sorpa), em uma introdução à abertura oficial do evento, feita pela diretora-geral do colégio, professora Mariângela Risério, e pela coordenadora pedagógica do turno, professora Eneida Santana. Elas destacaram o quanto a etapa final da Educação Básica representa para a escola e seus alunos.

Professoras Eneida Santana e Mariângela Risério abriram o evento

A abordagem central das discussões sobre “os limites e possibilidades de acesso às universidades” foi conduzida pela coordenadora pedagógica da 3ª série do turno diurno, professora Cristina Cardoso. Já o professor de Filosofia Isaac Lago (foto no topo) fez os estudantes refletirem até que ponto “há limites para os sonhos”, tema de sua palestra que incentivou os jovens a pensarem sobre as expectativas quanto aos objetivos planejados. Mariana Ruback falou sobre as dúvidas que normalmente aparecem nesta fase “pré-universitária”. Ao final, a orientadora educacional Camila Portugal ressaltou o apoio que os alunos sempre terão da escola, por meio das equipes do SOE e do Sorpa, para além de todo o trabalho de preparação para os exames externos.

A articuladora dos núcleos juvenis, Mariana Ruback, e a professora Cristina Cardoso

OPORTUNIDADES

“Foi uma experiência ótima, em que nós, alunos, pudemos discutir sonhos e objetivos, além de nos trazer várias mensagens e palavras de inspiração, não só no aspecto acadêmico e profissional, mas para toda a vida”, declarou o estudante Levi Santana. Ele e os amigos Cadmo Nereu, Guilherme Almeida e Arthur Ribeiro gostaram da iniciativa. “Uma de muitas oportunidades que o Colégio Antônio Vieira proporciona para o Ensino Médio Noturno”, concluíram.

Cadmo, Guilherme e Arthur consideraram as palestras inspiradoras

O Colégio Antônio Vieira oferece, por meio de bolsas com desconto 100% integral, o Ensino Médio Noturno para jovens cuja renda familiar, por pessoa, não exceda o valor de um salário mínimo e meio, entre outros pré-requisitos. As inscrições são abertas normalmente no mês de outubro para o ano letivo seguinte. A ação é uma iniciativa da Associação Antônio Vieira, entidade beneficente de assistência social.

Veja agora mais registros em nossa galeria!

Com informações e fotos do SOE/CAV (Camila Portugal).