12.06.17

“Mês de Maria” no Vieira é celebrado com programação especial

O centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima contou com uma programação diversificada

“Mês de Maria” no Vieira é celebrado com programação especial

Maio foi especialmente marcado por celebrações marianas, que mobilizaram a comunidade educativa do Colégio Antônio Vieira e os frequentadores do Santuário Nossa Senhora de Fátima em torno do amor a Maria, mãe de Jesus e da Igreja. Eventos diversificados como show, orações, missas, entre outras ações, foram iniciadas no dia 06/05 e encerradas com a coroação de Maria, no dia 31/05. Fé, solidariedade, alegria e devoção estiverem presentes no coração de todos que se revezaram no Santuário para viver esses momentos repletos de espiritualidade.

O ponto alto foi, sem dúvida, celebrar os 100 anos das aparições de Fátima, já que nas dependências do Vieira está o Santuário dedicado a ela. “As ações foram de fato muito especiais devido a tantos motivos importantes que comemoramos junto a Maria neste ano. A presença da mãe de Deus no Colégio é sempre celebrada e merece continuar sendo”, destacou o reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima, Pe. Eduardo Henriques, SJ.

Romaria

Mães e filhos do 1º ao 5º ano EF participaram da romaria ao Santuário Nossa Senhora de Fátima, realizada entre os dias 09 e 12/05. Os alunos cantaram, rezaram e ainda doaram alimentos não-perecíveis para serem destinados a instituições assistidas pelo Voluntariado do Vieira, como um gesto concreto de solidariedade. Durante a programação, os estudantes entregaram às mães uma medalha de Nossa Senhora de Fátima em sinal de amor e devoção.

A mãe vieirense Fabíola Azevedo fez questão de mais uma vez estar presente no evento. “Participei no ano passado e foi um momento repleto de emoção. Precisamos que iniciativas assim continuem sendo feitas, pois são fundamentais”, pontuou. Já o aluno Gustavo Barreto destacou a importância do momento. “Eu gostei muito da Romaria, pois falamos bastante da importância do amor materno e pudemos fazer uma linda homenagem cantando e rezando juntos”, afirmou.

Centenário festivo

Se todos em os anos a celebração do 13 de maio é especial para o Vieira, o que dizer de 2017 quando ocorre o centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima? Um mês de programação contagiou alunos, funcionários, pais, jesuítas e frequentadores do Santuário, que participaram dos eventos cuidadosamente preparados para homenagear a Mãe de Jesus.

Durante todos os dias de maio o Santuário reservou um espaço para a Oração do Terço. O grupo Arautos do Evangelho ficou responsável pelas atividades da abertura da programação oficial, realizada no dia 06 de maio. Já no dia 08, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, celebrou a missa e apresentou o livro de sua autoria “Com Maria, a Mãe de Jesus”. O Bispo Auxiliar de Salvador, Dom Marco Eugênio Leite de Almeida, celebrou a missa no Santuário no dia 11 de maio, refletindo sobre o tema “O que Maria tem a dizer aos jovens”.

A festa de Nossa Senhora de Fátima, realizada no dia 13 de maio, contou com um tríduo de preparação, que neste ano teve como tema “O coração de Maria é nosso refúgio e caminho para Deus”. Dom Murilo Krieger celebrou a Missa Solene que encerrou a programação. “Sou devoto e tenho alcançado muitas graças através de Maria. Celebrar a sua presença nas nossas vidas é um gesto de gratidão que precisamos ter”, destacou o integrante da comunidade do Santuário, Marcos Gomes.

Coroação

Como tradicionalmente ocorre, a coroação de Maria encerrou a programação do mês de maio no Vieira nos dias 30 e 31/05, no prédio do 1º ano EF e no Santuário Nossa Senhora de Fátima, respectivamente. O momento de celebração contou com a participação de pais, professores e alunos do Vieirinha. “A presença da mãe de Deus na vida do cristão é muito importante. Celebrar essas datas aproxima e une as pessoas da mãe de Jesus, trazendo a percepção de que Ela está sempre ao nosso lado”, ressaltou o coordenador do SORPA, prof. João Ramiro.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo