Mensagem da Diretora Mariângela Risério para os 110 anos do Vieira
"Responder aos desafios do tempo presente nos faz rejuvenescer como escola", diz a educadora
Hoje é um dia muito especial para todos nós: celebramos os 110 anos de Vida do Colégio Antônio Vieira. Recordo as palavras do padre Pedro Arrupe, que há 40 anos, era o padre geral dos Jesuítas: “aprender é importante, mais importante, porém, é aprender a aprender e desejar prosseguir aprendendo”. É essa competência para aprender que está presente no Colégio Antônio Vieira ao longo dos seus 110 anos. Evoluindo sempre com as mudanças do mundo, não paramos de nos reinventar ao longo do tempo.
O diálogo com a contemporaneidade nos interpela e nos faz refletir sobre a educação que propomos, sobre o papel social da escola. E, sobretudo neste contexto pandêmico, esse papel adquire nova importância e relevância. Fomos convidados a “aprender a aprender” de um jeito completamente diferente do que estávamos acostumados. E fomos tecendo juntos um novo jeito de ser escola. Ouvir, portanto, a voz dos alunos, das famílias e educadores durante esse tempo, considerando as realidades distintas, constituiu-se também pauta formativa, democrática, dialogante sobre esse currículo vivo do nosso Colégio, comprometido em criar estratégias de combate às desigualdades históricas. Responder aos desafios do tempo presente nos faz rejuvenescer como escola. Assim, à medida em que o Vieira, enquanto instituição jesuíta, avança em experiência, por outro lado, se torna cada vez mais jovem.
O dia de hoje movimenta os nossos corações rumo à gratidão a Deus e a todos e todas que fizeram e fazem parte da história do Colégio Antônio Vieira. Desejo que essa gratidão alimente sempre a nossa memória e nos faça viver continuamente a comunhão e a esperança. Agora somos convidados a escrever novas páginas da nossa história. Que cada aluno do nosso Colégio possa construir o seu projeto de vida e seja a diferença que queremos ver no mundo: crítico, reflexivo, comprometido, engajado, preparado para a diversidade e as adversidades. E que, dessa maneira, possa alavancar a revolução da ternura e da fraternidade.
Salvador, 15 de março de 2021
Prof. Mariângela Risério
Diretora Geral
Leia também
-
19.09.24
Participação do aluno do Vieira na Bienal de São Paulo é destacada pela Rede Jesuíta de Educação
Com apenas dez anos, Vini Souza expôs primeiro livro no evento literário, considerado o maior do gênero no país
-
19.09.24
Projeto Cenas Teatrais apresenta três peças infantis em setembro nos intervalos do Vieirinha
Ação faz parte das iniciativas da biblioteca do colégio para estimular o gosto pela literatura entre as crianças
-
18.09.24
Encontro de Jovens Transformadores prepara estudantes para desenvolver liderança inaciana
Habilidades foram trabalhadas em dia de formação com grupo de alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental do Vieira
-
17.09.24
FESTIVAL DAS BALEIAS – Projetos da Expociência são apresentados em evento da Unesco e USP
Duas equipes de estudantes vieirenses participaram do Festival das Baleias, evento integrado à programação do Ocean Troika Dialogue (OTD)