Mabel Velloso faz no Vieira estreia em roda de conversa on-line com crianças
Escritora, cujo nome batiza auditório do Colégio, participa de edição virtual de projeto sobre o Recôncavo
A educadora, escritora e compositora Mabel Velloso participa nesta sexta-feira (21) da edição virtual do projeto Contando e Cantando o Recôncavo – ação pedagógica do Colégio Antônio Vieira destinada a alunos do 4º ano do Ensino Fundamental (EF). Será a estreia da escritora em uma roda de conversa on-line com crianças. Ela integra a relação de personalidades convidadas para discorrer sobre aspectos culturais da região e vai falar sobre Santo Amaro, sua cidade natal e também de seus irmãos, igualmente ilustres: os cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia. A programação das rodas de conversa virtuais do projeto encerra-se na próxima semana, quando será publicada, no site e redes sociais da escola, a cobertura completa dos encontros. A participação de Mabel será na turma C.
Não é a primeira vez que Mabel Velloso prestigia um evento do Vieira. Autora de 33 obras reunindo poemas, biografias e contos infantis, a escritora sempre teve presença marcante em ações do Colégio voltadas para o estímulo à leitura e valorização da cultura local. “Sempre fui muito bem recebida por todos. O carinho das crianças derramado em cada carteira…”, lembra. Foi o principal motivo que levou a escola a homenageá-la, batizando com o nomo dela o auditório do Vieirinha, destinado aos estudantes do 1ª ano ao 7º ano do Ensino Fundamental (EF). Mabel Velloso também tem um carinho especial pelo Vieira: “Minha filha estudou aí, depois meus netos”, diz, revelando o orgulho.
ESTREIA VIRTUAL
Por conta do distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, será a primeira vez que Mabel fará uma apresentação para crianças por videoconferência, desafio que lhe causou, a princípio, um certo receio. “Sou antiga, do tempo em que a sala era o lugar de aconchego, de olho no olho. Tanta coisa aconteceu que as aulas tomaram outro rumo. Pensei em dizer que não poderia dar a aula por não saber lidar com essa forma nova, usando internet. Pensei e acho que covardia é um caminho que não ajuda ninguém. Aceitei o convite e vamos em frente!”.
Maria Isabel Vianna Telles Velloso nasceu em Santo Amaro, na Bahia, em 1934. Filha dos saudosos Seu Zezinho e Dona Canô – que também se tornaram personalidades de destaque para a cultura do Recôncavo – a escritora herdou dos pais o gosto pelos poemas e velhas canções. É uma das razões que também fazem Mabel acreditar que “contar e cantar são um dos melhores caminhos para ensinar as crianças e jovens”. Das 33 obras publicadas, destacam-se os livros infantis e infanto-juvenis, a exemplo de Farol, o mais recente, que homenageia os professores.
Fotos: Arquivo Secom/CAV
Leia também
-
11.09.24
ARTIGO – Meio ambiente e as queimadas: questões para o Enem e para a vida
Biólogo e professor de Biologia do Vieira, Osman Barbosa alerta jovens a ficarem atentos à temática da sustentabilidade
-
10.09.24
Vieira recebe visita de estudantes do Colégio Diocesano, unidade da Rede Jesuíta no Piauí
Alunos do "Dió" puderam vivenciar e compartilhar experiências de aprendizagem no colégio baiano da RJE
-
10.09.24
Expociência do Vieirinha estimula pesquisa científica entre crianças e pré-adolescentes
Mostra de experimentos e projetos dos alunos do 1º ao 7º ano do EF chega à sexta edição encantando estudantes e público
-
09.09.24
Diretores de colégios jesuítas da América Latina discutem educação em rede na atualidade
Professor Sérgio Silveira, diretor-geral do Vieira, destaca importância do evento realizado em Buenos Aires