Livro ‘Experiência de Educação com Estudantes Trabalhadores’ é lançado no Vieira
Obra jesuíta, desenvolvida há mais de 50 anos pela instituição, tem contribuído para transformar vidas

Nesta sexta-feira (20), o Colégio Antônio Vieira sedia o lançamento do livro “Experiência de Educação com Estudantes Trabalhadores”, que conta a história de implantação e consolidação do curso gratuito noturno na instituição. A publicação traz relatos sobre a Obra Jesuíta, bem como das transformações promovidas na vida de jovens e adultos que, por conta de situações adversas, acabaram deixando de frequentar a escola no turno regular para poder trabalhar. Graças ao projeto, eles puderam retomar o sonho da educação e traçar novos destinos para suas vidas.
O lançamento do livro, no colégio, no bairro do Garcia, será precedido de missa na Capela Santo Inácio, às 19h. Logo em seguida, às 20h, os organizadores da publicação – padre Domingos Minualli, SJ, e as professoras Maria Ornélia Marques, Marlene Souza Silva, Denize Moura de Jesus Guerra e Maria do Carmo da Silva – recebem amigos e admiradores das Obras Jesuítas para uma sessão de autógrafos, no Pátio Centenário.
Livro terá sessão de autógrafos no Pátio Centenário
Mais de 50 anos
A oferta de um ensino gratuito e de qualidade é um marco do turno noturno do Colégio Antônio Vieira, desde quando foi instituído há mais de 50 anos. De acordo com os registros da Biblioteca do Vieira, as aulas à noite no Colégio tiveram início em 1969 com uma ação social de ex-alunos que atuavam como voluntários na alfabetização de pessoas carentes no bairro do Garcia, sob a liderança do padre Ugo Meregalli.
Já em 1971, o curso foi oficializado como Suplecav (curso supletivo), tendo completado, assim, 50 anos em 2020. “Um seminário comemorativo chegou a ser organizado em 2020 por ex-alunos e professores que atuaram no supletivo, mas, por conta da pandemia, as comemorações do cinquentenário foram adiadas”, explica a Profa. Maria Ornélia, doutora em Educação e que também teve importante papel na consolidação das aulas no noturno, sendo uma das autoras do livro.
O Pe. Domingos Minualli, que foi atuante na valorização do turno, sendo também um dos autores do livro, ressalta que, ao longo dos anos, a proposta pedagógica do noturno do Vieira “tornou-se referência na Bahia e até internacionalmente, dentro da Companhia de Jesus, tendo sido apresentada, inclusive, em um congresso jesuíta na Itália”, como ressaltou. Outro marco, segundo ele, foi o dia em que o educador Paulo Freire, em visita à Bahia, fez questão de conhecer as aulas ministradas no então Suplecav.
Ejacav e Ensino Médio
A partir de mudanças ocorridas na legislação brasileira, em 2002, extinguindo os cursos supletivos em todo o País, foi feita uma nova reformulação na proposta e instituindo-se o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Ejacav), mantendo por 18 anos toda a proposta original de qualidade e alinhamento com os ideais inacianos. Em 2019, a partir da promulgação das Preferências Apostólicas da Companhia de Jesus, o Colégio passou a oferecer, no turno, o Ensino Médio gratuito, exclusivamente para jovens em situação de vulnerabilidade social, em mais uma demonstração da constante atenção da Ordem Jesuíta aos desafios do mundo contemporâneo.
“Gostava do espaço, do trabalho do SOE e Sorpa (serviços de orientação educacional, religiosa e pastoral) e de todo o projeto pedagógico que nos prepara em conteúdo e na elevação da autoestima”, conta a advogada Joselina do Amparo, ex-aluna da fase Ejacav (alfabetização de adultos) do curso noturno do Vieira. Após ter deixado de estudar para trabalhar como empregada doméstica, ela retomou os estudos, já adulta, no projeto e hoje é sócia dos filhos de seus ex-patrões em um escritório de advocacia.
*Com informações da Revista Vieirense 2021.
Leia também
-
01.07.25
CASA COMUM – Abertas inscrições para curso de extensão on-line formativo para COP 30
Aulas visam aprofundamento em temas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, prevista para novembro em Belém
-
30.06.25
Colaboradores do Vieira têm treinamento sobre Lei Lucas e primeiros socorros
Ação demonstra atenção dada pelo colégio ao cuidado com a pessoa e ao cumprimento das normas legais
-
27.06.25
Forró do Trabalhador encerra festejos juninos no Vieira em clima de celebração e agradecimento
Evento promoveu confraternização dos colaboradores docentes e não-docentes do colégio
-
26.06.25
ARTIGO – Ruah e Direitos: aprendendo com o projeto, rezando com a vida
Integrante da equipe de Formação Cristã do Vieira, William Justa faz reflexão, relacionando Espírito Santo, fé e projeto interdisciplinar para jovens estudantes