Líderes educacionais da RJE participam da Educa Week
Diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira abordou tema sobre saúde mental nas escolas, em evento em São Paulo
A Rede Jesuíta de Educação (RJE) esteve representada na Educa Week, considerado o maior encontro de líderes educacionais do Brasil. Realizado entre nos últimos dias 8 e 10 de outubro, no campus da ESPM, em São Paulo (SP), o evento reuniu escolas, redes públicas, governo, empresas e fundações. Ao todo, foram 4.500 participantes e mais de cem palestrantes que debateram em 30 painéis os maiores desafios da educação: ensino público de qualidade, saúde mental, tecnologia e inovação, investimento social, inteligência artificial e ESG (com questões sociais, ambientais e de governança).
A Abertura do Fórum Nacional da Saúde Mental das Escolas: a escola como espaço de cura contou com a participação do diretor-geral do Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA), Sérgio Silveira. “Essa ideia que muitas vezes se tem de projetar no aluno as expectativas da família, entendemos que é um risco muito grande, porque existem expectativas da família, mas existem as próprias expectativas do aluno. Então, a escola entra como mediadora desse processo entre os anseios da família e as expectativas dos alunos. E a gente entende que é este aspecto de mediação que vai fortalecendo o emocional e, obviamente, contribuindo para uma saúde mental equilibrada dos nossos alunos”, enfatizou.
“Participar da Educa Week 2025 foi um momento muito importante do ponto de vista das discussões acerca de temas relevantes sobre educação no Brasil. Eventos como esses mostram cada vez mais a importância da educação em um cenário tão desafiador como estamos vivendo nos tempos atuais. E, particularmente, foi muito gratificante poder falar da importância da escola nesse contexto de saúde mental; do cuidado com os alunos, mas também com os professores, pensando a escola como esse espaço que pode, de fato, ajudar na promoção do bem-estar e da saúde de toda a sua comunidade. Obviamente que a escola sozinha não dá conta disto, mas ela é, com certeza, uma parcela importante, somada a outros fatores e a outros agentes, para a promoção de uma qualidade de vida melhor para todos que fazem parte do seu contexto”, avaliou o Prof. Sérgio, que é pedagogo, doutorando em Educação e, também, psicoterapeuta e especialista em Neurociência e Comportamento.
COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS
O evento também reafirmou o papel de destaque do Vieira na participação de grandes eventos nacionais sobre educação. “São eventos que contribuem para que o nosso colégio esteja cada vez mais se conectando com outras experiências para além dos nossos muros, no sentido de também robustecer as nossas práticas, observando aquilo que está dando certo em outras unidades, mas também reconhecendo nos desafios partilhados com outras instituições renomadas do país, as melhores soluções em prol da educação de qualidade, que é aquilo que nos move”, disse.

Representantes de outras unidades da RJE também contribuíram nas discussões propostas pelo evento: Tiago Agostinho, diretor administrativo do Colégio São Francisco Xavier, em São Paulo (SP), foi um dos convidados do painel Construindo diferenciais: como escolas tradicionais e centenárias trabalham o pedagógico, a formação de professores e a cultura para se destacarem. Pedro Risaffi, diretor administrativo do Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ), contribuiu no painel Governança e sustentabilidade em redes confessionais: empreender sem perder o carisma. Já o Colégio São Luís, em São Paulo (SP), esteve presente nos painéis Educação, missão e impacto social – Mensuração e Intervenção, com o diretor-geral, Pe. Edison de Lima, SJ; Comunicação que acolhe: técnicas para reduzir conflitos e criar conexões saudáveis, com a diretora acadêmica, Beatriz Gallian; e Escolas confessionais globais: internacionalização com valores, com o coordenador de língua inglesa, João Rodrigo Agildo.

Fotos: divulgação/Educa Week.
Leia também
- 05.12.25 Listas de livros, materiais e planos de execução 2026
-
05.12.25
10ª Mostra CAV de GR encanta com 'O Mágico de Oz'
Alunas da Ginástica Rítmica do Colégio Antônio Vieira revelaram evolução em movimentos e técnicas
-
04.12.25
Ludicidade e diálogo multicultural marcam atividades da educação bilíngue no Vieira
Aprendizagem do inglês em 2025 se deu de forma fluída com atividades que mobilizam crianças e adolescentes
-
03.12.25
Em ano de COP 30 no Brasil, VIII ONU Colegial do Vieira dá exemplo de diplomacia e aprendizagens múltiplas
Evento, realizado de 24 a 28 de novembro, reuniu estudantes em simulação de conferências das Nações Unidas