19.10.22

Liderança e Saúde 360 Graus são tema de formação do Programa de Desenvolvimento de Gestores

Ação faz parte das práticas do Vieira para uma gestão humanizada junto a equipe de colaboradores

Liderança e Saúde 360 Graus são tema de formação do Programa de Desenvolvimento de Gestores

No conceito de Saúde 360 Graus, o todo e os detalhes têm a mesma importância. Com foco em uma gestão humanizada, a premissa do cuidado em todas as dimensões também é adotada pelo Colégio Antônio Vieira quando se trata da atenção à saúde de seus colaboradores. A ideia é focar em ações preventivas, desde programas específicos a atitudes no dia a dia, no sentido de promover a qualidade de vida dos trabalhadores, tanto nos aspectos físicos quanto emocionais. Os resultados ainda implicam benefícios financeiros e de produtividade para trabalhadores e organização, com a redução de custos com eventuais enfermidades.  

A questão foi reafirmada junto à equipe de liderança do Vieira pelo diretor de Gestão de Pessoas da instituição, professor Sérgio Silveira. Pedagogo, psicoterapeuta e mestre em Gestão Educacional (com tema de dissertação “A Gestão Humanizada em uma Unidade da Rede Jesuíta de Educação:  um caminho possível para resultados”), o professor Sérgio Silveira conduziu formação sobre o tema, no último dia 6, como parte das ações do Programa de Desenvolvimento de Gestores (PDG).

“Os colégios jesuítas trazem no seu viés o humanismo, o cuidado e a formação da pessoa integralmente. Isso pressupõe o olhar para todas as dimensões que compõem o sujeito, considerando o ser humano como um ser biopsicossocial. Então, promover uma atividade, como o PDG, com o tema voltado à Saúde 360 Graus dos colaboradores, é também reafirmar esse propósito”, explicou o diretor de Gestão de Pessoas.

“Considerando o quanto as pessoas são essenciais em nossa missão educativa, para nós faz-se imprescindível cuidar do todo delas em relação à saúde física, mental, emocional e espiritual, sobretudo, diante dos impactos do pós pandemia para a sociedade e que precisam ser visto com muita seriedade por todos – instituição, gestores, colaboradores em geral – para que possamos ter a oportunidade de criar possibilidades de cuidar de si e do outro, permitindo-nos fazer a nossa entrega da melhor forma possível”, completou o professor. 

EQUIPE CONECTADA

O PDG é promovido, ao longo do ano, em formação constante dos gestores do Vieira sobre temas contemporâneos. “Neste módulo sobre Saúde 360, o objetivo foi ampliar a consciência de cada gestor acerca de como estão adotando o conceito, estimulando o entendimento de como esse compromisso junto aos liderados reverbera nos relacionamentos interpessoais, no estilo de gestão e, consequentemente, no clima institucional”, explica a equipe do Setor de Gestão de Pessoas (GP).

O tema vem ganhando cada vez mais destaque, sendo abordado por organizações em todo o mundo empresarial. Na Bahia, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) também promoveu, este ano, um fórum sobre Saúde 360 Graus, visando a conscientização dos profissionais da área sobre atitudes reais e práticas nas empresas em prol da saúde dos colaboradores.

No caso da formação do PDG do Vieira, as dinâmicas voltadas para a interação e para provocar reflexões foram especialmente desenvolvidas em duas etapas: no Bosque do Vieira e no Espaço Klein. Na primeira etapa, buscou-se promover uma conexão dos participantes com Deus e com a Criação. No bosque, os gestores puderam contemplar, sentir, respirar e silenciar diante da natureza, como parte da proposta de sensibilização prévia para, em seguida, trabalhar o conteúdo proposto em interface com a cultura organizacional.

Fotos: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo