Lançamento de curtas-metragens encerra projeto “Igreja, Escola e Sociedade: a serviço do outro”
A culminância do projeto “Igreja, Escola e Sociedade: a serviço do outro”, desenvolvido pelos alunos do 7º ano EF, surpreendeu pais, familiares e professores presentes no evento de lançamento dos curtas-metragens produzidos pelos estudantes.
A culminância do projeto “Igreja, Escola e Sociedade: a serviço do outro”, desenvolvido pelos alunos do 7ºano EF, surpreendeu pais, familiares e professores presentes no evento de lançamento dos curtas-metragens produzidos pelos estudantes. Inspirada na Campanha da Fraternidade 2015, que tem como lema “Eu Vim para Servir”, a atividade interdisciplinar buscou estimular a reflexão sobre diversas questões de cunho social. As sessões aconteceram na Sala de Arte Sálua Chequer e no auditório Mabel Velloso, nos dias 17 e 18 de novembro.
A professora de Língua Portuguesa e Redação, Sandra Sacramento, destacou a dedicação dos alunos durante o processo. “O projeto nasceu da Campanha da Fraternidade, que estimula o amor o próximo e servir ao outro. Durante o ano, as turmas trabalharam diversos temas, que culminaram na produção dos curtas. Os alunos desenvolveram a habilidade do trabalho em grupo, que fortalece esse laço de união e solidariedade. Todos se empenharam muito”, disse ela.
Em uma das etapas do projeto, realizada no mês de agosto, os estudantes participaram de um seminário, em que familiares e profissionais especializados ministraram palestras sobre os temas propostos. A iniciativa serviu como fio condutor para a construção do roteiro e dos produtos audiovisuais. “Eu gostei muito do nosso curta, pois ele serve para alertar as pessoas sobre a corrupção e fala de uma situação que estamos vivendo em nosso país”, disse o aluno Lucas Costa.
Os trabalhos abordaram ética, sustentabilidade, solidariedade, exploração do trabalho infantil, exclusão social, democracia e ditadura, amor ao próximo, bullying, entre outros assuntos. “O nosso tema é muito importante. Eu acredito que nós conseguimos apresentá-lo de uma forma real, a fim de fazer com que as pessoas entendam e tentem combater a exploração infantil”, ressaltou a aluna Gabriela Mascarenhas.
Leia também
-
20.03.25
Paloma Amado participa no Vieira de inauguração da Biblioteca Jorge Amado. Escritor foi aluno do colégio
Em solenidade marcada pela emoção, foram entregues as obras de requalificação do espaço para melhor atender aos estudantes nos dias atuais
-
20.03.25
Orientadora educacional dá dicas sobre rotina de estudos para estudantes e famílias
Psicopedagoga e mestra em Gestão Educacional, Profa. Camila Portugal atua na 2ª série EM no Colégio Antônio Vieira
-
19.03.25
VIEIRA 2025+: Novo Sítio Loyola é inaugurado com requalificação de ambientes para formação integral
Espaço, que faz parte das memórias afetivas de gerações de vieirenses, foi totalmente reformado
-
18.03.25
Patrono da educação pública, ex-aluno Anísio Teixeira é homenageado no aniversário do Vieira
Como parte das atividades celebrativas pelos 114 anos, colégio produziu curta-metragem sobre um momento histórico do então estudante Anísio