Jovens revelam ainda mais estímulo para estudos com novos espaços do Vieirão
Obras de requalificação, aliadas à adoção do SAS em todo o Ensino Médio do colégio, agradaram estudantes, entre as ações do programa Vieira 2025+

A requalificação dos espaços de aprendizagem do prédio do Vieirão, unidade do Colégio Antônio Vieira destinada aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental (EF) à 3ª série do Ensino Médio (EM), agradou os estudantes, que se sentem agora ainda mais estimulados em suas atividades acadêmicas. Em menos de duas semanas da volta às aulas, quando as intervenções foram inauguradas, os jovens já exploram os novos ambientes, além das novidades que tornaram ainda mais robusto o programa de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, com a adoção, desde a 1ª série EM, do Sistema Ari de Sá (SAS), destaque nacional em aprovações. Em março, ainda será inaugurada a nova biblioteca do Vieirão.

“O feedback vem sendo bem positivo, com os alunos gostando bastante. Está não só visualmente bonito, mas também funcional, e isso é algo que motiva os estudantes. O prédio continua preservando toda aquela história, mas ao mesmo tempo de cara nova, o que também estimula a galera a entregar melhor nos resultados dos estudos”, declarou o aluno Pedro Gonçalves, presidente do Grêmio Estudantil.
“Eu, particularmente, gostei muito, a exemplo das salas de aula, com acústica e todo um sistema parecido com o das melhores faculdades, além da integração do uso do SAS para todo o Ensino Médio em uma estratégia fenomenal”, completou.
Para a estudante Sofia Carvalho, que integra o Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (Naic), a requalificação trouxe “uma nova versão do Vieira em um espaço centenário, mas em uma realidade que preserva o lado humanístico, que traz o lado humano da formação das pessoas”, como frisou.

A aluna ainda destacou como as obras contribuem para ampliar o sentimento de pertencimento junto aos estudantes. “Um ambiente renovado, muito bonito, com salas ainda mais confortáveis, e tudo isso traz um incentivo muito grande para os alunos, até porque pudemos participar, escolhendo as carteiras, e tudo isso também influencia muito os alunos em sua vontade de estar ali, de fazer parte, de se esforçar junto ao coletivo e tudo o mais”.
De acordo com o arquiteto Gabriel Magalhães, a proposta do projeto de requalificação dos espaços visava justamente tornar os ambientes de aprendizagem muito mais agradáveis e bonitos, associados a melhorias técnicas “para qualificar ainda mais o dia a dia das atividades escolares, como salas de aula com mais qualidade acústica, sonora e visual”, como agora constatado pelos estudantes.
Confira um pouco neste vídeo que mostra “o antes e o depois” do Vieirão!
Imagens: Secom/CAV.
Leia também
-
18.07.25
Orquestra sinfônica apresenta concerto 'Vozes do Sagrado' com entrada franca no santuário do Vieira
Maestro Carlos Prazeres faz a regência da apresentação que terá como solistas a soprano Marília Vargas e o trompetista Heinz Schwebel
-
18.07.25
Vieira é mais uma vez medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Estudantes do colégio conquistaram, ao todo, 21 medalhas de ouro, prata e bronze, superando edição passada
-
17.07.25
Estudantes ganham destaque em publicações da Natura e Confederação Brasileira de Basquete
Para além do potencial acadêmico, as alunas vieirenses também tiveram outros talentos e competências reconhecidos nacionalmente
-
17.07.25
Oração de Taizé de julho no Vieira faz homenagem a Santo Inácio de Loyola
Edição especial marca mês de celebrações ao santo fundador da ordem religiosa da qual faz parte o colégio