Jovens do Ensino Médio Noturno impressionam em produções do projeto ‘NOT EM CENA: Ano I’
Apresentações encantaram público pela alta qualidade de textos e performances
Como reflexão interdisciplinar sobre raça e gênero fechando as ações do Mês da Consciência Negra, os estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio Noturno do Colégio Antônio Vieira participaram, no último dia 19, do projeto “NOT EM CENA: Ano I”. Na oportunidade, os jovens traduziram em teatro, poesia, música e outras formas de expressão as aprendizagens em Literatura conquistadas durante o ano letivo.
Com muita sensibilidade, os alunos fizeram releituras críticas de temáticas associadas aos livros “Na Minha Pele”, de Lázaro Ramos; “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo; e “Gota D’Água”, de Chico Buarque, evidenciando, por meio da arte, situações que ainda atravessam estruturalmente a sociedade, revelando, entretanto, novos saberes, olhares e posturas. A qualidade das apresentações, em textos e performances, semelhantes às produções profissionais, impressionou a equipe pedagógica e público de estudantes presentes na Sala de Arte Sálua Chequer.

CRIATIVIDADE E SENSO CRÍTICO
“Um espetáculo consciente, criativo, crítico e sensível aos desafios das humanidades”, definiu o professor de Literatura Rogério Elegibô, articulador da proposta. “Uma atividade que levou os estudantes a pensar sobre como os temas podem sair da Literatura e serem exemplificados no cotidiano do século XXI”, disse a coordenadora pedagógica do EM Noturno, professora Eneida Santana, concluindo: “É mais do que as histórias: é o reconhecimento de que o que é discutido nos livros tem como base a realidade de seus contextos. O que se destaca nisso tudo é a possibilidade de se fazer arte a partir da Arte. Transformar Literatura em teatro, poesia, música com senso crítico e boas reflexões”.

Os estudantes do Ensino Médio Noturno do Vieira são selecionados pelo programa assistencial da Associação Antônio Vieira, instituição da Companhia de Jesus com finalidade não lucrativa e certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social. Eles estudam no colégio com bolsas 100 integrais e contam com auxílios complementares, como uniforme e material didático. O prazo de inscrições para o programa geralmente é aberto em outubro para as atividades do ano letivo seguinte.
Confira mais fotos do verdadeiro show de aprendizagem apresentado pelos jovens do EM Noturno!
Fotos: Secom/CAV
Leia também
-
08.06.26
Metodologias ativas facilitam aprendizagem na Educação Bilíngue do Vieira
Atividades marcadas pela ludicidade fazem parte de projeto pedagógico que prevê uma formação inserida em contextos atuais
-
05.06.26
DIA DO MEIO AMBIENTE - Núcleo Ambiental do Vieira promove reflexão sobre responsabilidade coletiva
Exibição de documentário na Biblioteca Jorge Amado marcou atividades especiais da semana
-
05.06.26
ARTIGO – 'Preservação ambiental e consciência coletiva', por Alice Lelis
Estudante, que integra o Núcleo Ambiental do Vieira, defende ações coletivas em prol da preservação dos ecossistemas ambientais
-
03.06.26
Corpus Christi é celebrado com missas em Salvador
Catedral Basílica e santuários, no Santo Antônio e no Garcia, recebem fiéis católicos