Já ouviu falar em ovolactovegetarianismo? Crianças aprendem sobre alimentação saudável
"Palavra difícil" ganhou sentido para os pequenos estudantes após participarem de projeto no Vieira
Ovolactovegetarianismo. A palavra difícil de pronunciar refere-se a um tipo de dieta em que a pessoa não come nenhum tipo de carne (nem frango, peixe ou frutos do mar), mas consome outros produtos de origem animal, como ovos, mel, queijos e outros derivados de leite. É diferente das alimentações vegana e vegetariana restrita, por exemplo, em que não se come nenhum produto de origem animal. No caso dos veganos, eles ainda excluem tudo de origem animal não apenas na alimentação (como fazem os vegetarianos), mas em todas áreas (vestuário, beleza, entretenimento etc).
Os tipos de dieta foram alguns dos temas abordados pela bióloga Kátia Giffoni ao falar sobre alimentação saudável, em roda de conversa especial com as crianças do 4º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira. Ampliar a aprendizagem das aulas de Ciências e, principalmente, despertar os pequenos para adotar e entender o porquê da indicação de uma alimentação saudável foram o principal objetivo da atividade, realizada no início deste mês.
Nos encontros com a bióloga, que é professora no Laboratório do Vieira, as crianças aprenderam que uma dieta pautada na saúde contém todos os nutrientes necessários e em quantidades adequadas para garantir um completo bem-estar físico, mental e social, conforme descreve a Organização Mundial de Saúde (OMS). Foram ainda apresentados os diferentes grupos de alimentos e a função de cada um deles, bem como a importância dos produtos orgânicos tanto para a saúde humana como para a preservação ambiental. Os alunos puderam também fazer reflexões sobre como se alimentam no dia a dia, propondo alternativas para tornar a dieta ainda mais saudável.
MAIS CORES E SABORES
“Nesse conjunto de informações, é importante que as crianças saibam também os diferentes tipos de dieta, suas características e restrições, porque é por meio da ampliação do conhecimento que elas podem despertar para a mudança de hábitos, já que é, a partir dessa fase, que eles podem ser incorporados, definitivamente, levando à formação de indivíduos mais saudáveis”, explica a professora Kátia. “Os alunos tiveram, assim, a oportunidade de expor e ampliar as noções sobre esses termos, avaliando a necessidade de manter ou diversificar seus hábitos, incluindo mais vegetais, fibras, mais cores e sabores aos seus pratos, podendo também fazer melhores escolhas sobre o que precisam comer para o seu desenvolvimento pleno nessa fase da vida”.
As crianças participaram ativamente da composição coletiva de uma dieta saudável em sala de aula, encantando toda a equipe pedagógica da série. “É uma atividade que os motiva na medida em que promove uma conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável e a necessidade de fazermos as escolhas corretas, buscando sempre uma melhor qualidade de vida, a partir do que comemos”, ressalta a coordenadora pedagógica da série, professora Eliana Fonseca. “Convidamos a professora Kátia e tivemos um resultado muito positivo, porque além de ampliar o repertório sobre o tema dado na aula de Ciências, os alunos puderam avaliar suas dietas pessoais no contexto de uma alimentação saudável”, completa a professora Carla Queiroz, da equipe regente do 4º ano EF.
Fotos: Secom/CAV e banco de imagens.
Leia também
- 22.01.25 Vieira promove primeiras reuniões de pais e educadores de 2025. Veja a programação por série!
-
17.01.25
Saiba tudo sobre a volta às aulas no Vieira
Tire aqui suas dúvidas e comece bem o ano letivo de 2025
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano