IX Fórum das Equipes Diretivas da RJE discute Projeto Educativo Comum
Diretora-geral do Vieira participou do evento abordando identificadores globais dos colégios jesuítas
A RJE realizou de 23 a 25 de agosto, o IX Fórum das Equipes Diretivas, no Colégio Anchieta de Nova Friburgo (RJ), reunindo 70 lideranças para a socialização das novas rotas de implementação do Projeto Educativo Comum (PEC).
Como abertura, as equipes tiveram um exercício de contextualização mais amplo, feito pelo diretor da RJE, Prof. Fernando Guidini. Na sequência, trabalharam as apresentações das rotas pelas unidades e exercícios de síntese de oportunidades e desafios para projetos colaborativos.
No segundo dia foram realizadas as apresentações das sínteses e momentos formativos. A especialista em ESG (do inglês Environmental, Social e Governance), Suzana Tavares, trabalhou questões conceituais com o grupo. Na sequência, os Identificadores Globais de um Colégio Jesuíta foram abordados pela diretora-geral do Colégio Antônio Vieira (BA), Mariângela Risério, apresentando o 4º identificador que destaca o comprometimento com o cuidado de toda a Criação. Além da professora Mariângela, os demais integrantes do Conselho Diretivo do Vieira também se fizeram presentes: professora Ana Paula Marques, diretora acadêmica; professor Sérgio Silveira, diretor de Gestão de Pessoas; Juliana Argollo, diretora administrativa e financeira; e, o padre Emmanuel Araújo, assistente espiritual. O coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), professor João Ramiro, também integrou a comitiva.
Na oportunidade, o diretor-geral do Colégio Diocesano (PI), Ir. Epifânio SJ, refletiu sobre o 8º identificador, que estabelece o comprometimento em ser uma rede global a serviço da missão. O secretário para Educação da Companhia de Jesus, padre Sérgio Mariucci, SJ, trouxe sua visão do apostolado educativo e os compromissos assumidos junto à Companhia.
PERTENÇA
O fórum, que se encerrou com uma missa presidida pelo Superior do Núcleo Apostólico local, Pe. José Laercio de Lima, SJ, aconteceu em um clima muito fraterno e de alegria das pessoas em virtude do reencontro. Para muitos, significou a primeira oportunidade de participação em um encontro dessa natureza, o que acaba gerando um maior senso de pertença.
O professor Guidini avalia muito positivamente o evento. “O sentimento que carrego é de consolação por sermos realmente um corpo a serviço da missão educativa da Companhia de Jesus no Brasil. Com as lideranças, comprometemo-nos à continuidade do trabalho com uma educação de excelência, inspirada em valores cristãos e inacianos. Olhamos para frente, posicionando-nos em favor da vida e em vistas do aprender integral”.
Com informações da Rede Jesuíta de Educação.
Fotos: RJE e arquivo pessoal.
Leia também
- 22.01.25 Vieira promove primeiras reuniões de pais e educadores de 2025. Veja a programação por série!
-
17.01.25
Saiba tudo sobre a volta às aulas no Vieira
Tire aqui suas dúvidas e comece bem o ano letivo de 2025
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano