18.11.22

Inspirados em Dallari, estudantes usam arte para expor leitura crítica sobre Direitos Humanos

Projeto interdisciplinar MDH mobiliza alunos do 9º ano EF do Vieira acerca das reflexões sobre o tema​

Inspirados em Dallari, estudantes usam arte para expor leitura crítica sobre Direitos Humanos

Coordenador da Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, o professor Dalmo Dallari foi um dos mais destacados juristas brasileiros. Sua morte, neste ano de 2022, foi lamentada por especialistas do Direito em todo o mundo. O livro de sua autoria, “Direitos Humanos e Cidadania”, foi o ponto de partida para o estudo sobre a temática como parte do projeto interdisciplinar trabalhado no Colégio Antônio Vieira com os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (EF). Na semana passada, eles apresentaram uma série de musicais, por turma, que uniram arte e reflexões críticas sobre os direitos humanos na história e na contemporaneidade brasileiras.

As apresentações, em caráter avaliativo, impressionaram a banca de professores que avaliava cada critério. Cada turma abordou uma perspectiva do Direito: direito à moradia, direito à saúde; direito da pessoa humana etc. Interpretando personagens e expondo pela dança, recital e letra de canções (muitas paródias criadas pelos próprios alunos), os jovens do 9º ano EF deram um verdadeiro show cuja qualidade empolgou a equipe pedagógica na apresentação da temática, roteiro, organização de bastidores e desempenho no palco.

“O MDH, na 3ª unidade foi pensado a partir de um Song Festival. Na prática, cada turma fez o roteiro com uma sequência narrativa e um folder explicativo, além da apresentação em si, contendo com performance teatral e musical, com duração média de quatro minutos, cada número, sendo no total entre 15 e 20 minutos. Através desse roteiro, os alunos puderam trazer a composição do que aprenderam por meio das lições sobre o Movimento em Direitos Humanos, bem como a importância de se garantirem os direitos humanos para todos e todas e das ideias de Dalmo Dallari, autor do livro adotado para o projeto”, disse a coordenadora pedagógica da série, professora Léa Pontes.

Os subtemas trabalhados por turma foram:
9º A – Direito à liberdade real
9º B – Direito à igualdade de direitos e oportunidade
9º C – Direito ao meio ambiente sadio
9º D – Direito ao trabalho em condições justas
9º E – Direito à moradia e à terra
9º F – Direito a ser pessoa
9º G – Direito à saúde
9º H – Direito à vida
9º I – Direito a participar das riquezas

“Mesmo reconhecendo os esforços do Sistema Único de Saúde (SUS), sem dúvida, a área da saúde atualmente no Brasil ainda deixa muito a desejar, pecando quanto aos programas de verba, organização e gestão. Nossa apresentação serviu para alertar os alunos para a questão no que se refere à saúde como um direito humano essencial”, constatou o estudante Rafael Sampaio. “Nossa turma abordou o direito da pessoa, no que se refere à dignidade humana, em que compreendemos o quanto as pessoas precisam ter o básico para sobreviver e muitas não têm isso, a exemplo do que acontece com os menos favorecidos em nosso país, desde os tempos dos escravizados aos quais foram negados o direito de ser pessoa, de poder ter liberdade, direito à educação, à saúde, a uma moradia”, declarou a aluna Maria Alice Travassos.

TRABALHO EM EQUIPE​

As alunas Sofia Ferreira, Cecília Barandel e Camila Leal, cuja turma trabalhou o direito à moradia, consideraram bem desafiador apresentar a questão em uma peça de curta duração. “Lidar com um assunto amplo para apresentar em apenas 15 minutos, interagindo os alunos de toda uma turma, também nos trouxe a aprendizagem dessa organização para além da temática trabalhada, numa dinâmica que, por sua vez, também nos permitiu aprofundar bastante a partir dos problemas enfrentados pelo nosso personagem principal”, disseram.

Um pouco do resultado de tanto empenho você pode conferir em nossa galeria!

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