Inspirados em Da Vinci, alunos do Vieira aprendem sobre Matemática e Arte em ação de codocência
Artista renascentista usava cálculos matemáticos e a proporção áurea na produção de suas obras
O que o famoso quadro da Mona Lisa, exposto no Museu do Louvre, localizado em Paris, na França, tem a ver com as aulas de Matemática no Colégio Antônio Vieira, em Salvador, na Bahia? Tudo! Isso mesmo: um projeto de codocência, batizado de “Reconstruindo Da Vinci”, reuniu, este mês, os professores das disciplinas Arte e Matemática, potencializando as aprendizagens de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental nas duas disciplinas.
O famoso artista renascentista Leonardo Da Vinci – considerado um dos maiores pintores da história e autor da obra Mona Lisa, entre outras tantas célebres – foi também um grande expoente da matemática. Na verdade, ele é considerado um gênio, tendo também se projetado como cientista, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta, músico e, claro, matemático. Ele usava a matemática para suas invenções (como protótipos de um helicóptero e do paraquedas, uso da energia solar, calculadora etc.) e outros projetos nas demais áreas do conhecimento, inclusive na Arte, tornando uma das grandes expressões do Renascimento: movimento que valoriza o protagonismo do homem e das Ciências.

PROPORÇÃO ÁUREA
“No caso de Da Vinci, ele usava muitos cálculos matemáticos e o número de ouro, a proporção áurea, para fazer proporções humanas em sua obra, por exemplo”, explica a professora de Arte, Lívia Ayres. Ela atuou em conjunto com as professoras de Matemática, Carmem Maia e Lívia Cardoso, estimulando os estudantes a usarem os conhecimentos matemáticos para compreenderem melhor a riqueza da contribuição de Da Vinci para a Arte e para as Ciências. Os estudos foram desenvolvidos em três etapas: pesquisa sobre o artista e inspiração na natureza; legado e impacto na sociedade; e, o uso prático da técnica, inspirada em Da Vinci e seus cálculos matemáticos, para a produções artísticas pelos alunos e até mesmo para escreverem de forma invertida, como o gênio, e ainda para o efeito de envelhecimento do papel.

O aluno Lucas Benício Valverde gostou da atividade em codocência. “Proporcionou à gente entender como a matemática está presente em várias áreas do conhecimento da nossa vida, assim como foi presente para os artistas renascentistas e, principalmente, Leonardo Da Vinci. Ele utilizava a matemática para construir sua arte com maior perfeição. Então, foi uma experiência que ampliou nosso conhecimento, permitindo aprender mais sobre a proporção áurea, as proporções do nosso corpo também, compreendendo mais sobre esse período da história e sobre o artista”, declarou.
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
05.02.26
Bailinho de carnaval anima Vieirinha com microtrio de Fred Menendez e Rixô Elétrico
Evento embala crianças antecipando clima de carnaval na cidade
-
04.02.26
Corrida do Vieira, no Farol, arrecada kits escolares para estudantes em situação de vulnerabilidade
Aberto público em geral, evento deve reunir gerações de estudantes do colégio no dia 15 de março, quando a instituição completa 115 anos
-
03.02.26
Missa de Abertura do Ano Letivo reúne colaboradores em pedido de bênçãos para novos avanços em 2026
Celebração foi presidida pelo padre Emmanuel Araujo SJ com participação do superior e coordenador do Núcleo Apostólico Jesuíta na Bahia
-
30.01.26
Vieira tem volta às aulas em clima de confraternização, afeto e novas aprendizagens
Início do ano letivo para estudantes segue com cronograma por série