Inovação e Formação Docente
A experiência do Vieira para ampliar o diálogo entre a Pedagogia Inaciana e importantes temáticas do contemporâneo

Por José Teixeira Neto (Zelão)*
Compreendemos formação como processos mobilizadores que provocam nossos repertórios de vida, de interações sociais, de saberes e conhecimento plasmados durante nossas itinerâncias pessoais e profissionais. Antes de tudo, docentes são seres existindo, cidadãos e cidadãs atuando no social, em suas famílias, em seus grupos de convivência, portanto com conhecimentos que vão muito mais além de habilitação e regulação disciplinares, de certificação para atuar como professor(a) de uma determinada disciplina. Sua qualificação passa por competências e habilidades que demonstram um universo mais amplo
e complexo do que transmissor de conhecimentos.
Nessa perspectiva, o Colégio Antônio Vieira tem promovido formação continuada de suas equipes pedagógicas nos diferentes segmentos formativos, concebendo-as não só como ensinantes, mas como aprendentes; docentes sensibilizados para as múltiplas inteligências nos âmbitos cognitivo e emocional. Educadores(as) problematizadores(as) reflexivos e autores de suas práticas, trazendo o que já consideram ações inovadoras para diálogos com outras novas metodologias em novas configurações de espaço/tempo escolares, onde insurgem protagonismos de novas infâncias e juventudes.
Nos últimos anos, nossas equipes interagiram com temas formativos, estabelecendo diálogos profundos entre a Pedagogia Inaciana e o contemporâneo. Discutimos sobre currículo, avaliação, interdisciplinaridade, formação integral, inovação em educação, infâncias e juventudes contemporâneas, metodologias ativas, participativas em contexto híbrido, multimodal, pervasivo e ubíquo, gameficação, entre outros. No ano de 2018, a formação docente foi realizada com a chancela da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), que pertence à Rede Jesuíta de Educação, e teve como foco as metodologias ativas.
Seguiremos interagindo com temas que ampliarão e alterarão nossos repertórios e práticas para a formação integral. Inovação está implicada com a formação docente, possibilitando outros tantos novos olhares para pautas e práticas formativas que promovam emancipacionismo.
*José Teixeira Neto é doutor em Educação, historiador e articulador pedagógico do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira
Leia também
-
07.02.25
Jovens revelam ainda mais estímulo para estudos com novos espaços do Vieirão
Obras de requalificação, aliadas à adoção do SAS em todo o Ensino Médio do colégio, agradaram estudantes, entre as ações do programa Vieira 2025+
-
06.02.25
Em visita canônica, Provincial dos Jesuítas conhece novo Vieirão e destaca importância de apostolado educativo alinhado aos novos tempos
Pe. Smyda SJ esteve no colégio, em Salvador, acompanhado pelo administrador provincial
-
05.02.25
Volta às aulas é marcada por abraços afetuosos, novo Vieirão e expectativas com programa 2025+
Início do ano letivo inaugurou obras de requalificação de espaços de aprendizagem do Vieira e novas ações pedagógicas previstas
-
04.02.25
Vieira reinaugura Passarela das Artes com exposição que celebra 50 anos de carreira de Bel Borba
Artista plástico, que é ex-aluno e pai vieirense, destacou caráter afetivo da mostra