Inovação e Formação Docente
A experiência do Vieira para ampliar o diálogo entre a Pedagogia Inaciana e importantes temáticas do contemporâneo

Por José Teixeira Neto (Zelão)*
Compreendemos formação como processos mobilizadores que provocam nossos repertórios de vida, de interações sociais, de saberes e conhecimento plasmados durante nossas itinerâncias pessoais e profissionais. Antes de tudo, docentes são seres existindo, cidadãos e cidadãs atuando no social, em suas famílias, em seus grupos de convivência, portanto com conhecimentos que vão muito mais além de habilitação e regulação disciplinares, de certificação para atuar como professor(a) de uma determinada disciplina. Sua qualificação passa por competências e habilidades que demonstram um universo mais amplo
e complexo do que transmissor de conhecimentos.
Nessa perspectiva, o Colégio Antônio Vieira tem promovido formação continuada de suas equipes pedagógicas nos diferentes segmentos formativos, concebendo-as não só como ensinantes, mas como aprendentes; docentes sensibilizados para as múltiplas inteligências nos âmbitos cognitivo e emocional. Educadores(as) problematizadores(as) reflexivos e autores de suas práticas, trazendo o que já consideram ações inovadoras para diálogos com outras novas metodologias em novas configurações de espaço/tempo escolares, onde insurgem protagonismos de novas infâncias e juventudes.
Nos últimos anos, nossas equipes interagiram com temas formativos, estabelecendo diálogos profundos entre a Pedagogia Inaciana e o contemporâneo. Discutimos sobre currículo, avaliação, interdisciplinaridade, formação integral, inovação em educação, infâncias e juventudes contemporâneas, metodologias ativas, participativas em contexto híbrido, multimodal, pervasivo e ubíquo, gameficação, entre outros. No ano de 2018, a formação docente foi realizada com a chancela da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), que pertence à Rede Jesuíta de Educação, e teve como foco as metodologias ativas.
Seguiremos interagindo com temas que ampliarão e alterarão nossos repertórios e práticas para a formação integral. Inovação está implicada com a formação docente, possibilitando outros tantos novos olhares para pautas e práticas formativas que promovam emancipacionismo.
*José Teixeira Neto é doutor em Educação, historiador e articulador pedagógico do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira
Leia também
-
15.07.25
Seis estudantes do Vieira são finalistas da Olimpíada de História realizada pela Unicamp
Alunos venceram diversas etapas classificatórias competindo com 225 mil participantes de todo o Brasil
- 14.07.25 Vieira sedia esta semana primeira edição presencial do Simpósio de Espiritualidade Inaciana. Últimas vagas!
-
11.07.25
Diversão e aprendizagens marcam primeira Colônia de Férias do Vieira no Sítio Loyola
Edição inaugural foi desenvolvida durante três dias do recesso após primeiro semestre letivo
-
10.07.25
Alunos do Vieira vão doar tampinhas plásticas para reciclagem e castração de animais de rua
Ação, lançada no colégio neste início de segundo semestre letivo, estimula reciclagem e cuidado com animais de rua