História, estilos e como terapia. Estudo sobre música é tema de projeto no Tempo Integral do Vieira
Culminância das atividades contou com a presença das famílias em ritmo de aprendizagem e diversão
Cantando, dançando, tocando, compondo, se movimentando. Quanto gerúndio! Mas, foi assim: em ação contínua, sempre se divertindo muito, que os estudantes da turma 5 do Tempo Integral do Colégio Antônio Vieira aprenderam sobre música, para além das notas nos instrumentos. A história, os estilos, os ritmos, os sucessos mais antigos e os hits da contemporaneidade, o uso na arte, na literatura, como tecnologia, como terapia e para a saúde do corpo. Sim, Música é Vida! Music is Life! Este foi o tema do projeto interdisciplinar, cuja culminância na última segunda-feira (18), foi apresentada às famílias dos alunos, também de forma bem leve e descontraída.

Foi todo um segundo semestre letivo de aprendizagens, a partir de pesquisas e entrevistas com cantores, instrumentistas, musicistas em geral. Na hora da apresentação, as crianças interagiram com a plateia de convidados especiais, mostrando desenvoltura e um repertório de conhecimentos construídos, em inglês e português, também muito além de apenas reproduzir as letras das músicas.
NO RITMO DO PROJETO
No Steam Lab, as famílias também puderam participar de jogos musicais e até se aventurar em programas de computador para mixar novos sons, tendo os filhos como mestres. Depois, foi a vez de se inspirar e tentar produzir arte, partindo dos sentimentos provocados pela música para, ao final, comemorar dançando com os pais. Tudo embalado pelos sucessos de Luiz Gonzaga, Gilberto Gil às dancinhas do K-Pop, tão conhecidas pelas novas gerações.

“Foi um processo de aprendizagem muito colaborativo, com a culminância toda pensada por eles, para que fosse algo simples, mas que as famílias pudessem vivenciar um pouco de como eles aprenderam sobre música, de forma divertida”, disse a professora regente, Lilian Bastos. A coordenadora pedagógica do Tempo Integral, professora Eliana Fonseca, agradeceu a participação e parceria das famílias da turma, considerada especial. “Foi nossa primeira turminha do 5º ano do Ensino Fundamental neste turno ampliado e que já se despede para ingressar no Ensino Fundamental 2, tendo passado por experiências bem significativas também aqui no nosso Integral. Que tenham todos uma boa caminhada em 2025, um novo tempo de mais aprendizagens e experiências construtivas”, concluiu, com carinho.

Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
12.12.25
Estudantes atores do Cia Teatro Griô encantam público em apresentação de 'A odisseia da Odisseia'
Mostra artística revelou aprendizagens do curso livre para alunos do Vieira
-
12.12.25
Com marca assinada por Bel Borba, turma de 1975 do Vieira celebra 50 anos com reencontro
Evento reuniu eternos amigos em um bar e restaurante no bairro da Pituba
-
11.12.25
Marimpietri conduz formações para professores e gestores no PDG e Planejamento Pedagógico
Palestras fazem parte do conjunto de ações do Vieira voltadas para a saúde mental da equipe
-
10.12.25
Peça 'Foi por Esse Amor' valoriza relações familiares em apresentação para colaboradores do Vieira
Sessões exclusivas na Sala de Arte Sálua Chequer agradaram público, que aplaudiu de pé