Grêmio Estudantil promove atualização de estatuto
Representantes de turma e dos núcleos estudantis auxiliaram o Grêmio Meraki nesse processo

O estatuto é um documento especial por reunir um conjunto de regras que permitem o melhor funcionamento de diversos tipos de organizações. No dia 4 de setembro, o Grêmio Meraki realizou a reformulação do Estatuto do Grêmio Estudantil do Colégio Antônio Vieira. A ação contou em parceria com os núcleos estudantis e representantes de turma.
O objetivo dessa mudança é aprimorar a atuação do Grêmio Estudantil, dialogando com as expectativas e necessidades da atualidade. A última atualização do estatuto havia sido feita com o Grêmio Magma, no ano de 2004. Os estudantes contaram com o auxílio da União Brasileira dos Estudantes (UBS), que enviou um estatuto modelo atualizado.
“Agora convivemos com as redes sociais, além das novas formas de documentação, comunicação e relacionamento. A renovação do estatuto é uma experiência importante para refletirmos o que pode ser alterado e quais são as regras inegociáveis”, afirmou o coordenador pedagógico da 2ª série EM, prof. Zelão Teixeira, que esteve presente nas duas reformulações.
Para a presidente do Grêmio Meraki, Amanda Cincurá, a atualização do documento é um reflexo das mudanças que o Vieira vivencia. “Muitas das inovações que o Colégio vem propondo, principalmente em relação ao protagonismo estudantil, como os núcleos, não eram contempladas. Essa revisão permitiu que incluíssemos ainda mais os alunos”, destacou ela.
Leia também
-
18.09.25
ARTIGO – Capacitismo: o preconceito estrutural que gera barreiras, alerta Luca Andrade
Integrante do Naic, estudante do Vieira aborda atitudes equivocadas em relação às pessoas com deficiência
-
17.09.25
Projeto Virada Ecológica convida comunidade escolar a agir em prol da Casa Comum
Ação pedagógica interdisciplinar do Vieira é desenvolvida com estudantes do 7º ano EF
-
17.09.25
Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying
Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos
-
16.09.25
Ex-aluno do Vieira, pesquisador baiano Cássio Meira é empossado na Academia Brasileira de Ciências
Na solenidade, no último dia 11 em Recife, o cientista lembrou dos tempos de colégio, quando despertou o interesse pela área