Menu
Logo do site
Logo do site
16.06.17

Grêmio Estudantil do Vieira realiza debate sobre a reforma da Previdência

Evento foi a primeira iniciativa do Grupo de Estudos de Atualidades e Ciências Humanas

A discussão sobre importantes assuntos repercutidos pela opinião pública mobiliza os alunos vieirenses em diversos eventos temáticos promovidos pelos núcleos estudantis ao longo do ano letivo. Um deles ocorreu no dia 07 de junho, na Sala de Arte Sálua Chequer, e discutiu a reforma da Previdência. O debate, promovido pelo Grêmio Facere, marcou a primeira ação do Grupo de Estudos de Atualidades e Ciências Humanas (GEACH) e contou com a presença do ex-aluno vieirense e estudante de direito, Jorge Rosal, da professora de história do Vieira, Marli Salles, além dos advogados Gustavo Moris e Augusto Vasconcelos (presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia).

Segundo o presidente interino do Grêmio Facere, Gustavo Branco, o objetivo do GEACH é fazer com que os alunos tirem importantes dúvidas sobre temas recorrentes e atuais. “Quisemos promover um evento que pudesse mostrar diferentes pontos de vista sobre a reforma da Previdência. A oportunidade de ter esses convidados serviu para agregar conhecimento aos alunos e despertar neles um posicionamento crítico. Abrimos um grande espaço para perguntas da plateia e essa interação teve um resultado muito interessante”, destacou ele.

O debate foi mediado por Gustavo Branco e pelo aluno João Amaral. Estudantes de diversas séries e profissionais do Vieira avaliaram o debate como uma grande oportunidade para a formação de uma opinião sobre a reforma previdenciária. “O que mais me chamou atenção foi a forma cortês, democrática e amiga que tomou conta do debate. Convidados, cujas ideias se apresentaram contrárias, antagônicas, já que um lado defendia e o outro combatia, deram uma verdadeira lição de democracia e respeito”, destacou a coordenadora pedagógica da 1ª série EM, prof.ª Léa Pontes.

DIÁLOGO FORMATIVO

Avaliar diferentes abordagens ajudou a aluna Júlia Arguelo a formar a sua própria opinião. “Ver dois pontos de vista com argumentos tão fortes fez com que eu pudesse refletir sobre aspectos positivos e negativos. Saí mais esclarecida e com as minhas próprias considerações sobre o tema”, ressaltou ela.

O convidado Augusto Vasconcellos fez questão de destacar a qualidade do primeiro evento promovido pelo GEACH. “O debate ocorreu em alto nível. Pontos de vista distintos puderam ser apresentados com fundamentação e profundo respeito. Os questionamentos dos alunos também foram excelentes. Parabéns aos estudantes e professores do Colégio Antônio Vieira pelo belo exemplo. O Brasil cresce no diálogo”, finalizou.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo