Menu
Logo do site
Logo do site
26.09.25

Grandes questões da Ciência são evidenciadas por crianças e adolescentes na Expociência do Vieirinha 

Experimentos e projetos foram apresentados às famílias, por série, do dia 18 até 25 de setembro

Grandes questões da Ciência são evidenciadas por crianças e adolescentes na Expociência do Vieirinha 

Eles ainda são bem novinhos, mas já mostram que têm potencial para se tornaram grandes cientistas. Esta foi a impressão das famílias dos estudantes do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira ao visitarem os estandes da edição 2025 da Expociência do Vieirinha, realizada dos últimos dias 18 a 25.

Com muita propriedade, as crianças menores mostraram experimentos e revelaram plena compreensão sobre as razões científicas para os resultados demonstrados, elucidando temas diversos: desde o gosto umami, passando pelo transporte e fusão de substâncias, cromatografia, geleca de cola, bateria caseira até a Garrafa de Leyden, entre tantos outros, quantos conhecimentos científicos demonstrados e compartilhados na ponta da língua. Já os pré-adolescentes dos 6º e 7º anos expuseram projetos de pesquisa e, mais do que isso, toda uma familiaridade com grandes questões da Ciência, muitas ainda em estudo por equipes profissionais de institutos e universidades. 

Na abertura do evento, no dia 18, o diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, enalteceu o potencial dos estudantes do colégio que já começa a ser revelado com as atividades de iniciação científica desde o Vieirinha. “Ao chegarem no Vieirão, as sementinhas aqui plantadas culminam em projetos que hoje, também por conta do novo formato e crescimento cada vez maior da nossa Expociência, têm ganhado projeção até junto às universidades e organizações de grandes eventos científicos”, frisou. Na oportunidade, o diretor acadêmico, professor Anderson Rafael, agradeceu às famílias dos alunos pelo apoio dado ao evento, contribuindo com a preparação das experiências e dias de treinamento. 

O resultado estava expresso na segurança das crianças e pré-adolescentes, ao fundamentarem cientificamente fenômenos comuns do cotidiano e outros que emergem nas discussões mais atuais da sociedade. Assim, eles encantaram pais, mães, avós e demais familiares convidados para visitar a mostra. “Estou adorando. É muito importante esse estímulo desde cedo para eles aprenderem a elaborar projetos, além de todo o processo de elaboração, construção do pensamento, do raciocínio, também essencial para o crescimento, e nós, pais, vemos tudo isso aqui na prática”, declarou a mãe vieirense Flávia Valente. O filho, Theo, e equipe apresentaram um projeto sobre como a Inteligência Artificial pode ajudar na aprendizagem dos estudantes. Na próxima semana, um vídeo oficial do evento mostrando mais opiniões das famílias e estudantes! Não perca!

QUESTÕES DA CIÊNCIA

Os potenciais cientistas da Expociência do Vieira não só aprenderam, mas compartilharam conhecimento entre si e com os visitantes, trazendo intrigantes reflexões e despertando a curiosidade entre os adultos. Já pensou em carregar o celular com a bateria gerada por uma bicicleta comum? E como as baleias se comunicam? Por que conseguimos ver as estrelas brilhando no céu? Será que as cores afetam o nosso dia a dia? Como a genética contribui na elucidação de crimes? É possível, mesmo que por segundos, estar vivo e morto ao mesmo tempo? Como as invenções digitais têm afetado os adolescentes? O que é a Síndrome do Encarceramento na sociedade atual? Por que pequenas atitudes do dia a dia causam grandes impactos nos desastres ambientais? E que tal usar materiais recicláveis para fazer casinhas de PETs? Estas foram algumas das dezenas de questões que trouxeram para o Pátio Aquarela do Vieira a valorização do conhecimento científico. 

“Essencial para a formação integral, quando a escola promove experiências de socialização, trocas de ideias e atividades práticas, abre caminho para que os alunos desenvolvam não apenas o conhecimento acadêmico, mas também habilidades sociais e emocionais. Quando as crianças têm a oportunidade de realizar experimentos, compartilhar descobertas e apresentar suas pesquisas, ela não só aprende conteúdos, mas desperta a curiosidade, fortalece a criatividade e constrói autonomia. Esses aspectos são fundamentais para que, no futuro, o estudante se torne mais crítico, confiante e participativo, além de despertar o amor pela investigação científica”, concluiu a coordenadora da Expociência do Vieirinha, professora Maria Goretti Souza.  

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DA EXPOCIÊNCIA DO VIEIRINHA E DO VIEIRÃO EM NOSSA GALERIA!

Fotos: Secom/CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo